Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36421
Título: | Dossiê fotográfico: análise comparativa de técnicas construtivas e acabamentos em escolas municipais públicas e privadas de São José do Rio Preto: aspectos de acessibilidade e inovação em ambientes educacionais |
Título(s) alternativo(s): | Photographic dossier: comparative analysis of construction techniques and finishes in public and private municipal schools in São José do Rio Preto: aspects of accessibility and innovation in educational environments |
Autor(es): | ALVES, Camylla Leticia Araújo SILVA, Clara Godoy SANTOS, Iara Oliveira Pinto IDALGO, Isaias de Jesus SANTOS, Maria Clara Souza |
Orientador(es): | PALMIERI, Cristiane Neves |
Tipo documental: | Dossiê Fotográfico |
Palavras-chave: | Ambiente escolar;Arquitetura |
Data do documento: | 21-Nov-2024 |
Editor: | 098 |
Referência Bibliográfica: | ALVES, Camylla Leticia Araújo; SILVA, Clara Godoy; SANTOS, Iara Oliveira Pinto; IDALGO, Isaias de Jesus; SANTOS, Maria Clara Souza. Dossiê fotográfico: análise comparativa de técnicas construtivas e acabamentos em escolas municipais públicas e privadas de São José do Rio Preto: aspectos de acessibilidade e inovação em ambientes educacionais. 2024. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Edificações) - Etec Philadelpho Gouvêa Netto, São José do Rio Preto, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho faz a busca e comparação em termos de unidades
construtivas, acabamentos e arquitetura nas escolas públicas e particulares de São
José do Rio Preto, com respeito a acessibilidade e novidade das propostas
escolares. A pesquisa envolveu cinco instituições, sendo a coleta de dados realizada
por meio da apresentação de um dossiê fotográfico, além de visitas locais. Os
resultados revelam ainda grandes diferenças nas escolas públicas e privadas no que
diz respeito aos acabamentos e às técnicas inovadoras. Apesar de existir norma que
prescreve a acessibilidade, existem brechas que limitam a inclusão de todos os
alunos com deficiência nas instituições. A partir das conclusões, as desigualdades
que se constataram são o resultado da desigualdade de renda e da falta de um
modelo que defina como a implementação de mudança e acessibilidade em escola
deve ser feita. A pesquisa contradiz o papel do Estado em fazer políticas para
proporcionar igualdade no ambiente escolar e sugere uma necessidade de futuras
pesquisas na arquitetura, inovação nas construções, desempenho acadêmico e
inclusão social. This study searches for and compares the construction units, finishes, and architecture of public and private schools in São José do Rio Preto, with respect to accessibility and the novelty of school proposals. The research involved five institutions, and data collection was carried out through the presentation of a photographic dossier, in addition to local visits. The results also reveal major differences between public and private schools with respect to finishes and technological innovations. Despite the existence of a standard that prescribes accessibility, there are gaps that limit the inclusion of all students with disabilities in the institutions. Based on the conclusions, the inequalities that were found are the result of income inequality and the lack of a model that defines how the implementation of change and accessibility in schools should be done. The research contradicts the role of the State in making policies to provide equality in the school environment and suggests a need for future research on architecture, innovation in construction, academic performance, and social inclusion. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36421 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnico_edificacoes_2024_2_Dossie fotografico_Camylla Leticia Araujo Alves_TA.pdf Restricted Access | 2.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
tecnico_edificacoes_2024_2_Dossie fotografico_Camylla Leticia Araujo Alves.pdf | 2.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.