Sobre o Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Souza (RIC-CPS)

Equipe

Comitê Gestor do Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Souza (CG-RIC-CPS):

• Tatiane Silva Massucato Arias
Diretora de Divisão do Centro de Gestão Documental (CGD)

• Luciana Domiciano Barreto
Diretora de Serviço do Núcleo de Biblioteca (NB/CGD) - Suplente

• Diana Espirito Santo
Diretora de Serviço do Núcleo de Documentação Técnico-científica (ND/ CGD)

• Marilia Macorin de Azevedo
Representante da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa (Upep)

• Fernando Luis de Almeida
Representante da Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu)

• Eva Chow Belezia
Representante da Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec)

• Andre Renato Alli
Representante da Divisão de Informática (DI)

• Humberto Celeste Innarelli
Representante Coordenador da Equipe Técnica Executiva do RIC-CPS (ETE-RIC-CPS)

• Fernanda Hellen de Sousa
Representante da Equipe Técnica de Apoio do RIC-CPS (ETA-RIC-CPS)

• Ana Valquiria Niaradi
Representante da Equipe de Biblioteconomia e Arquivologia (Equipe BiblioArq)


Equipe Técnica Executiva do Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Souza:

• Humberto Celeste Innarelli
Coordenador do projeto
Professor da Fatec de Campinas

• Gustavo Carvalho Gomes de Abreu
Líder da Equipe de Técnica de Desenvolvimento (ETD)
Professor da Fatec Ministro Ralph Biasi (Americana)

• Evandro Santaclara
Membro da Equipe de Técnica de Desenvolvimento (ETD)
Professor da Fatec Ministro Ralph Biasi (Americana)

• Ana Valquiria Niaradi
Membro da Equipe de Biblioteconomia e Arquivologia (Equipe BiblioArq)
Bibliotecária da Fatec Ministro Ralph Biasi (Americana)

• Fernanda Hellen de Sousa
Membro da Equipe de Biblioteconomia e Arquivologia (Equipe BiblioArq)
Professora da Etec de Hortolândia (Hortolândia)

• José William Pinto Gomes
Colaborador da Equipe de Técnica de Desenvolvimento (ETD)
Professor da Fatec Ministro Ralph Biasi (Americana)

• Daives Arakem Bergamasco
Colaborador da Equipe de Técnica de Desenvolvimento (ETD)
Professor da Fatec Ministro Ralph Biasi (Americana)

• Luciano Fernandes de Souza
Colaborador da Equipe de Técnica de Desenvolvimento (ETD)
Professor da Fatec de Campinas

Objetivo

Implementar no âmbito institucional do Centro Paula Souza uma ferramenta informatizada unificada de código aberto capaz de gerenciar, armazenar, preservar e disseminar em formato digital o conhecimento científico, tecnológico, artístico-cultural e técnico-administrativo produzido nas comunidades do Centro Paula Souza.

A ferramenta deve atender as unidades do Centro Paula Souza - FATECs e ETECs - no que diz respeito às suas demandas de gestão e preservação do conhecimento resultante da produção docente, discente e administrativa – Trabalhos de Conclusão de Curso, Artigos, Documentos Administrativos, Relatórios, Jogos Digitais etc.

Público Alvo

Professores, alunos, funcionários e pesquisadores do Centro Paula Souza;
Comunidade acadêmica externa ao Centro Paula Souza.

Apresentação

O Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Souza (RIC-CPS) é uma ferramenta informatizada capaz de gerenciar, armazenar, preservar e disseminar em formato digital o conhecimento científico, tecnológico, artístico-cultural e técnico-administrativo produzido nas comunidades do Centro Paula Souza. Ao lançarem mão dessa ferramenta, as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) contam com o apoio institucional e tecnológico necessário para:

1) garantir o acesso, a gestão e a preservação da produção científica, tecnológica, artística-cultural e técnico-administrativa;
2) permitir ampla disseminação do conhecimento acadêmico e técnico-administrativo produzido nas instituições;
3) potencializar e promover intercâmbios na tríade ensino, pesquisa e extensão;
4) contribuir com os projetos de internacionalização através da disseminação do conhecimento em âmbito nacional e internacional;
5) reconhecer e valorizar as competências e os esforços das comunidades discente, docente e técnico-administrativa;
6) entender que os maiores benefícios do investimento público numa oferta educacional devem ser para o cidadão e para o profissional bem formado, através do conhecimento produzido e transmitido nas instituições de ensino.

Versão

• RIC-CSP-1.0 de 24 julho de 2020

Documentos do RIC-CPS


PORTARIA CEETEPS-GDS N° 3013, de 27 de maio de 2021, institucionaliza o Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Souza (RIC - CPS)
e
PORTARIA CEETEPS-GDS Nº 3014, de 27 de maio de 2021, designa o Comitê Gestor do Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Souza (CG-RIC-CPS)
http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/doflash/prototipo/2021/Junho/03/exec1/pdf/pg_0031.pdf

PORTARIA CEETEPS-GDS N° 3015, de 27 de maio de 2021, que estabelece os procedimentos de entrega dos Trabalhos de Conclusão de Curso às Etecs às Fatecs, para disponibilização no Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Souza (RIC - CPS).
http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/doflash/prototipo/2021/Junho/03/exec1/pdf/pg_0032.pdf

Os memorandos relacionados ao Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Souza RIC-CPS podem ser acessados pelo link da Centro de Gestão Documental. Núcleo de Bibliotecas. Documentos:
- https://cgd.cps.sp.gov.br/cgddocumentos/memorando-circular-nb-cgd-n-006-2021/
- https://cgd.cps.sp.gov.br/cgddocumentos/memorando-nb-cgd-n-009-2021/
- https://cgd.cps.sp.gov.br/cgddocumentos/memorando-nb-cgd-n-011-2021/
- https://cgd.cps.sp.gov.br/cgddocumentos/memorando-nb-cgd-no-014-2021/

Vídeo de apresentação institucional do Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Sousa - RIC CPS realizado em 24 de setembro de 2021 às 14h00 para os gestores do CPS: diretores de unidades de ensino, coordenadores de curso, docentes que orientam e ministram disciplinas/componentes curriculares de TCC (TCC e TG), docentes que participam de banca avaliadora e demais envolvidos nos processos de elaboração, avaliação e entrega de TCCs.
O vídeo da apresentação está disponível no OneDrive e qualquer servidor do CPS, com link, conseguirá acessar o vídeo da apresentação.
https://centropaulasouza-my.sharepoint.com/personal/nucleobibli_cps_sp_gov_br/_layouts/15/onedrive.aspx?id=%2Fpersonal%2Fnucleobibli%5Fcps%5Fsp%5Fgov%5Fbr%2FDocuments%2FTreinamento%20RIC%2DCPS%20Fatec%2FApresenta%C3%A7%C3%A3oRICCPS%2Emp4&parent=%2Fpersonal%2Fnucleobibli%5Fcps%5Fsp%5Fgov%5Fbr%2FDocuments%2FTreinamento%20RIC%2DCPS%20Fatec&ct=1634757135806&or=OWA%2DNT&cid=85b90bd8%2D1405%2D77f9%2D6372%2Dde101eea36e1&originalPath=aHR0cHM6Ly9jZW50cm9wYXVsYXNvdXphLW15LnNoYXJlcG9pbnQuY29tLzp2Oi9nL3BlcnNvbmFsL251Y2xlb2JpYmxpX2Nwc19zcF9nb3ZfYnIvRWFqU3V6QVNyMTVFb3cxcDViUzNJRGdCVThYMlFZb0RyN1FfSE1mWWpYOVlaQT9ydGltZT1DZDV4aVAyVDJVZw


Politicas de Submissão de TCC no RIC-CPS - Política com objetivo de estabelecer os procedimentos de gestão e submissão dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) no RIC-CPS, tendo em vista sua implementação nas unidades de ensino do Centro Paula Souza (CPS).
O material pode ser acessado pelo link:
https://cgd.cps.sp.gov.br/cgddocumentos/politicas-de-gestao-e-submissao-de-trabalhos-de-conclusao-de-curso-no-repositorio-institucional-do-conhecimento-ric-cps/

Bibliografia

ALVES, Maria das Dores Rosa, SOUZA, Marcia Izabel Fugisawa. Estudo de correspondência de elementos metadados: DUBLIN CORE e MARC 21. RDBCI: Rev. Digit. Bibliotecon. Cienc. Inf., Campinas (SP) v. 4, n. 3 , jan./jun. 2007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2019/2140 Acesso em 15 de março de 2017.

GOMES, Fábio Andrade. Padronização de metadados na representação da informação em repositórios institucionais de universidades federais brasileiras, 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/18950/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20F%C3%A1bio%20Gomes.pdf Acesso em 24 de fevereiro de 2017.

LEITE, Fernando César Lima Leite. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. Brasília: IBICT, 2009. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/775/4/Como%20gerenciar%20e%20ampliar%20a%20visibilidade%20da%20informa%C3%A7%C3%A3o%20cient%C3%ADfica%20brasileira.pdf Acesso em 15 de março de 2017.

MODESTO, Fernando. Dspace na Biblioteca para ampliar os serviços de informação. Disponível em: http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=238 Acesso em 21 de fevereiro de 2017.

PINHEIRO, Rafael Sanaiotte. Gestão de portfólio de projetos tecnológicos: o caso das instituições brasileiras públicas de pesquisa. Tese (Doutorado Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção) – UFSCar, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/7562/TeseRSP.pdf?sequence=1 Acesso em 08 de março de 2017.

PIRES, Daniele Cristina Gonçalves Brene. Gestão da informação e do conhecimento e repositórios digitais: construindo um contexto para o surgimento das competências organizacionais, 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-17112015-100104/pt-br.php Acesso em: 21 de fevereiro de 2017.

RIBEIRO JUNIOR, Divino Ignácio et al. Implantação do Repositório Digital do projeto ‘Memória Científica da FAED’ com DSpace: relato de experiência Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil), . v. 17, n. 1 (2012): Anais do 30º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina (2011). Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/824 Acesso em: 23 de fevereiro de 2017.

RODRIGUES, Eloy [et al.] – RepositóriUM: criação e desenvolvimento do Repositório Institucional da Universidade do Minho. In CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 8, Estoril, 2004 - “Nas encruzilhadas da informação e da cultura : (re)inventar a profissão” : actas. [CD-ROM]. Lisboa : Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 2004. ISBN 972-9067-36-8. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/42 Acesso em 03 de março de 2017.

SAYÃO, Luis, TOUTAIN, Lidia Brandão, ROSA, Flávia Garcia, MARCONDES, Carlos Henrique. Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf Acesso em 16 de março de 2017.

SHINTAKU, Milton, MEIRELLES, Rodrigo. Manual do DSpace: administração de repositórios. Salvador: EDUFBA, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/769/1/Manual%20do%20Dspace%282%29.pdf Acesso em 08 de dezembro de 2015.

Repositórios Institucionais de Referência



Alice – Repository Open Access to Scientific Information from Embrapa
https://www.alice.cnptia.embrapa.br/

Biblioteca Digital da Produção Intelectual da Universidade de São Paulo
http://www.producao.usp.br/

Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
http://repositorio.unicamp.br/

Repositório Institucional da UnB – RIUnB
http://repositorio.unb.br/

Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia
https://repositorio.ufba.br/ri/

Repositório Institucional Digital do Ibict
http://repositorio.ibict.br/

Repositório Institucional UNESP
https://repositorio.unesp.br/

Biblioteca Digital da FGV (Repositório de Teses-Dissertações-Objetos digitais)
http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/