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Title: Dossiê fotográfico: análise comparativa de técnicas construtivas e acabamentos em escolas municipais públicas e privadas de São José do Rio Preto: aspectos de acessibilidade e inovação em ambientes educacionais
Other Titles: Photographic dossier: comparative analysis of construction techniques and finishes in public and private municipal schools in São José do Rio Preto: aspects of accessibility and innovation in educational environments
Authors: ALVES, Camylla Leticia Araújo
SILVA, Clara Godoy
SANTOS, Iara Oliveira Pinto
IDALGO, Isaias de Jesus
SANTOS, Maria Clara Souza
Advisor: PALMIERI, Cristiane Neves
type of document: Dossiê Fotográfico
Keywords: Ambiente escolar;Arquitetura
Issue Date: 21-Nov-2024
Publisher: 098
Citation: ALVES, Camylla Leticia Araújo; SILVA, Clara Godoy; SANTOS, Iara Oliveira Pinto; IDALGO, Isaias de Jesus; SANTOS, Maria Clara Souza. Dossiê fotográfico: análise comparativa de técnicas construtivas e acabamentos em escolas municipais públicas e privadas de São José do Rio Preto: aspectos de acessibilidade e inovação em ambientes educacionais. 2024. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Edificações) - Etec Philadelpho Gouvêa Netto, São José do Rio Preto, 2024.
Abstract: O presente trabalho faz a busca e comparação em termos de unidades construtivas, acabamentos e arquitetura nas escolas públicas e particulares de São José do Rio Preto, com respeito a acessibilidade e novidade das propostas escolares. A pesquisa envolveu cinco instituições, sendo a coleta de dados realizada por meio da apresentação de um dossiê fotográfico, além de visitas locais. Os resultados revelam ainda grandes diferenças nas escolas públicas e privadas no que diz respeito aos acabamentos e às técnicas inovadoras. Apesar de existir norma que prescreve a acessibilidade, existem brechas que limitam a inclusão de todos os alunos com deficiência nas instituições. A partir das conclusões, as desigualdades que se constataram são o resultado da desigualdade de renda e da falta de um modelo que defina como a implementação de mudança e acessibilidade em escola deve ser feita. A pesquisa contradiz o papel do Estado em fazer políticas para proporcionar igualdade no ambiente escolar e sugere uma necessidade de futuras pesquisas na arquitetura, inovação nas construções, desempenho acadêmico e inclusão social.
This study searches for and compares the construction units, finishes, and architecture of public and private schools in São José do Rio Preto, with respect to accessibility and the novelty of school proposals. The research involved five institutions, and data collection was carried out through the presentation of a photographic dossier, in addition to local visits. The results also reveal major differences between public and private schools with respect to finishes and technological innovations. Despite the existence of a standard that prescribes accessibility, there are gaps that limit the inclusion of all students with disabilities in the institutions. Based on the conclusions, the inequalities that were found are the result of income inequality and the lack of a model that defines how the implementation of change and accessibility in schools should be done. The research contradicts the role of the State in making policies to provide equality in the school environment and suggests a need for future research on architecture, innovation in construction, academic performance, and social inclusion.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36421
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