Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36421
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPALMIERI, Cristiane Neves-
dc.contributor.authorALVES, Camylla Leticia Araújo-
dc.contributor.authorSILVA, Clara Godoy-
dc.contributor.authorSANTOS, Iara Oliveira Pinto-
dc.contributor.authorIDALGO, Isaias de Jesus-
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Clara Souza-
dc.date.accessioned2025-10-08T13:15:15Z-
dc.date.available2025-10-08T13:15:15Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationALVES, Camylla Leticia Araújo; SILVA, Clara Godoy; SANTOS, Iara Oliveira Pinto; IDALGO, Isaias de Jesus; SANTOS, Maria Clara Souza. Dossiê fotográfico: análise comparativa de técnicas construtivas e acabamentos em escolas municipais públicas e privadas de São José do Rio Preto: aspectos de acessibilidade e inovação em ambientes educacionais. 2024. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Edificações) - Etec Philadelpho Gouvêa Netto, São José do Rio Preto, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36421-
dc.description.abstractO presente trabalho faz a busca e comparação em termos de unidades construtivas, acabamentos e arquitetura nas escolas públicas e particulares de São José do Rio Preto, com respeito a acessibilidade e novidade das propostas escolares. A pesquisa envolveu cinco instituições, sendo a coleta de dados realizada por meio da apresentação de um dossiê fotográfico, além de visitas locais. Os resultados revelam ainda grandes diferenças nas escolas públicas e privadas no que diz respeito aos acabamentos e às técnicas inovadoras. Apesar de existir norma que prescreve a acessibilidade, existem brechas que limitam a inclusão de todos os alunos com deficiência nas instituições. A partir das conclusões, as desigualdades que se constataram são o resultado da desigualdade de renda e da falta de um modelo que defina como a implementação de mudança e acessibilidade em escola deve ser feita. A pesquisa contradiz o papel do Estado em fazer políticas para proporcionar igualdade no ambiente escolar e sugere uma necessidade de futuras pesquisas na arquitetura, inovação nas construções, desempenho acadêmico e inclusão social.pt_BR
dc.description.abstractThis study searches for and compares the construction units, finishes, and architecture of public and private schools in São José do Rio Preto, with respect to accessibility and the novelty of school proposals. The research involved five institutions, and data collection was carried out through the presentation of a photographic dossier, in addition to local visits. The results also reveal major differences between public and private schools with respect to finishes and technological innovations. Despite the existence of a standard that prescribes accessibility, there are gaps that limit the inclusion of all students with disabilities in the institutions. Based on the conclusions, the inequalities that were found are the result of income inequality and the lack of a model that defines how the implementation of change and accessibility in schools should be done. The research contradicts the role of the State in making policies to provide equality in the school environment and suggests a need for future research on architecture, innovation in construction, academic performance, and social inclusion.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Edificaçõespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher098pt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subject.otherInfraestruturapt_BR
dc.titleDossiê fotográfico: análise comparativa de técnicas construtivas e acabamentos em escolas municipais públicas e privadas de São José do Rio Preto: aspectos de acessibilidade e inovação em ambientes educacionaispt_BR
dc.title.alternativePhotographic dossier: comparative analysis of construction techniques and finishes in public and private municipal schools in São José do Rio Preto: aspects of accessibility and innovation in educational environmentspt_BR
dc.typeDossiê Fotográficopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.