Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32774
Título: Artigo Kanban pedagógico: uma ferramenta prática para o curso de logística da ETEC
Título(s) alternativo(s): Pedagogical Kanban Article: a practical tool for the logistics course at ETEC
Autor(es): PEREIRA, Juliana dos Santos
JESUS, Nathália Gabriely Silva de
LIBARDI, Vitória Luiza
Orientador(es): PAVONATO, Priscila Baptista
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem;Métodos de ensino;Tecnologia educacional
Data do documento: Dez-2024
Editor: 193
Referência Bibliográfica: PEREIRA, Juliana dos Santos; JESUS, Nathália Gabriely Silva de; LIBARDI, Vitória Luíza. Artigo Kanban pedagógico: uma ferramenta prática para o curso de logística da ETEC, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso técnico em logística) ETEC Deputado Ary de Camargo Pedroso, Piracicaba, 2024.
Resumo: A aprendizagem pedagógica é um método cada vez mais utilizado, permitindo que os alunos compreendam o conteúdo de forma simples e clara a partir de práticas propostas pelo professor. Este artigo tem como objetivo a implementação de um projeto sobre a ferramenta Kanban em cursos de Logística em escolas técnicas, para que os alunos aprendam de forma didática sobre esse sistema de gerenciamento de tarefas. Além disso, os professores terão acesso a uma documentação estruturada, garantindo que o projeto seja aplicado de forma padronizada e eficiente. O referencial teórico foi desenvolvido por meio de pesquisa em sites e livros, e a pesquisa qualitativa foi realizada com professores da área de Kanban, que explicaram detalhadamente os processos. A aplicação desse projeto em um curso técnico resulta no desenvolvimento de habilidades fundamentais, tanto técnicas quanto profissionais, pois alia teoria e prática. Conclui-se que a implementação de um projeto pedagógico em escolas técnicas permite que os alunos ampliem seu entendimento sobre os conceitos programáticos e adotem práticas inovadoras de ensino.
Pedagogical learning is an increasingly used method, allowing students to understand the content in a simple and clear way based on practices proposed by the teacher. This article aims to implement a project on the Kanban tool in Logistics courses in technical schools, so that students learn in a didactic way about this task management system. Furthermore, teachers will have access to structured documentation, ensuring that the project is applied in a standardized and efficient way. The theoretical framework was developed through research on websites and books, and qualitative research was carried out with teachers from the Kanban area, who explained the processes in detail. The application of this project in a technical course results in the development of fundamental skills, both technical and professional, as it combines theory and practice. It is concluded that the implementation of a pedagogical project in technical schools allows students to expand their understanding of programmatic concepts and adopt innovative teaching practices.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32774
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
logistica_2024_2_julianadossantospereira_artigokanbanpedagogico.pdfMonografia1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
logistica_2024_2_julianadossantospereira_banner_artigokanbanpedagogico.pdfBanner161.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.