Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32774
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPAVONATO, Priscila Baptista-
dc.contributor.authorPEREIRA, Juliana dos Santos-
dc.contributor.authorJESUS, Nathália Gabriely Silva de-
dc.contributor.authorLIBARDI, Vitória Luiza-
dc.date.accessioned2025-05-22T19:44:03Z-
dc.date.available2025-05-22T19:44:03Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationPEREIRA, Juliana dos Santos; JESUS, Nathália Gabriely Silva de; LIBARDI, Vitória Luíza. Artigo Kanban pedagógico: uma ferramenta prática para o curso de logística da ETEC, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso técnico em logística) ETEC Deputado Ary de Camargo Pedroso, Piracicaba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32774-
dc.description.abstractA aprendizagem pedagógica é um método cada vez mais utilizado, permitindo que os alunos compreendam o conteúdo de forma simples e clara a partir de práticas propostas pelo professor. Este artigo tem como objetivo a implementação de um projeto sobre a ferramenta Kanban em cursos de Logística em escolas técnicas, para que os alunos aprendam de forma didática sobre esse sistema de gerenciamento de tarefas. Além disso, os professores terão acesso a uma documentação estruturada, garantindo que o projeto seja aplicado de forma padronizada e eficiente. O referencial teórico foi desenvolvido por meio de pesquisa em sites e livros, e a pesquisa qualitativa foi realizada com professores da área de Kanban, que explicaram detalhadamente os processos. A aplicação desse projeto em um curso técnico resulta no desenvolvimento de habilidades fundamentais, tanto técnicas quanto profissionais, pois alia teoria e prática. Conclui-se que a implementação de um projeto pedagógico em escolas técnicas permite que os alunos ampliem seu entendimento sobre os conceitos programáticos e adotem práticas inovadoras de ensino.pt_BR
dc.description.abstractPedagogical learning is an increasingly used method, allowing students to understand the content in a simple and clear way based on practices proposed by the teacher. This article aims to implement a project on the Kanban tool in Logistics courses in technical schools, so that students learn in a didactic way about this task management system. Furthermore, teachers will have access to structured documentation, ensuring that the project is applied in a standardized and efficient way. The theoretical framework was developed through research on websites and books, and qualitative research was carried out with teachers from the Kanban area, who explained the processes in detail. The application of this project in a technical course results in the development of fundamental skills, both technical and professional, as it combines theory and practice. It is concluded that the implementation of a pedagogical project in technical schools allows students to expand their understanding of programmatic concepts and adopt innovative teaching practices.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher193pt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleArtigo Kanban pedagógico: uma ferramenta prática para o curso de logística da ETECpt_BR
dc.title.alternativePedagogical Kanban Article: a practical tool for the logistics course at ETECpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.typeBannerpt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.