Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32774
Title: | Artigo Kanban pedagógico: uma ferramenta prática para o curso de logística da ETEC |
Other Titles: | Pedagogical Kanban Article: a practical tool for the logistics course at ETEC |
Authors: | PEREIRA, Juliana dos Santos JESUS, Nathália Gabriely Silva de LIBARDI, Vitória Luiza |
Advisor: | PAVONATO, Priscila Baptista |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Ensino e aprendizagem;Métodos de ensino;Tecnologia educacional |
Issue Date: | Dec-2024 |
Publisher: | 193 |
Citation: | PEREIRA, Juliana dos Santos; JESUS, Nathália Gabriely Silva de; LIBARDI, Vitória Luíza. Artigo Kanban pedagógico: uma ferramenta prática para o curso de logística da ETEC, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso técnico em logística) ETEC Deputado Ary de Camargo Pedroso, Piracicaba, 2024. |
Abstract: | A aprendizagem pedagógica é um método cada vez mais utilizado, permitindo que os
alunos compreendam o conteúdo de forma simples e clara a partir de práticas
propostas pelo professor. Este artigo tem como objetivo a implementação de um
projeto sobre a ferramenta Kanban em cursos de Logística em escolas técnicas, para
que os alunos aprendam de forma didática sobre esse sistema de gerenciamento de
tarefas. Além disso, os professores terão acesso a uma documentação estruturada,
garantindo que o projeto seja aplicado de forma padronizada e eficiente. O referencial
teórico foi desenvolvido por meio de pesquisa em sites e livros, e a pesquisa qualitativa
foi realizada com professores da área de Kanban, que explicaram detalhadamente os
processos. A aplicação desse projeto em um curso técnico resulta no desenvolvimento
de habilidades fundamentais, tanto técnicas quanto profissionais, pois alia teoria e
prática. Conclui-se que a implementação de um projeto pedagógico em escolas
técnicas permite que os alunos ampliem seu entendimento sobre os conceitos
programáticos e adotem práticas inovadoras de ensino. Pedagogical learning is an increasingly used method, allowing students to understand the content in a simple and clear way based on practices proposed by the teacher. This article aims to implement a project on the Kanban tool in Logistics courses in technical schools, so that students learn in a didactic way about this task management system. Furthermore, teachers will have access to structured documentation, ensuring that the project is applied in a standardized and efficient way. The theoretical framework was developed through research on websites and books, and qualitative research was carried out with teachers from the Kanban area, who explained the processes in detail. The application of this project in a technical course results in the development of fundamental skills, both technical and professional, as it combines theory and practice. It is concluded that the implementation of a pedagogical project in technical schools allows students to expand their understanding of programmatic concepts and adopt innovative teaching practices. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32774 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
logistica_2024_2_julianadossantospereira_artigokanbanpedagogico.pdf | Monografia | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
logistica_2024_2_julianadossantospereira_banner_artigokanbanpedagogico.pdf | Banner | 161.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.