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Título: Aspectos técnicos e estéticos na formação profissional do técnico em regência
Título(s) alternativo(s): Technical and aesthetical aspects of the technician in conducting’s professional education
Autor(es): SANTOS, Tatiana Rosa dos
Orientador(es): FREIRE, Emerson
Outro(s) contribuidor(es): MOURA, Paulo Celso
BATISTA, Sueli Soares dos Santos
CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Estética;Regência (música);Ensino profissional e técnico;Música
Data do documento: 23-Jun-2020
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: SANTOS, Tatiana Rosa dos. Aspectos técnicos e estéticos na formação profissional do técnico em regência. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.
Resumo: Uma problemática que aparece na formação profissional em música é a dificuldade de se promover a assimilação concatenada de conteúdos técnicos e estéticos durante o processo de aprendizagem. A presente pesquisa objetiva estudar a articulação entre aspectos técnicos e estéticos na formação profissional do Técnico em Regência, a partir da configuração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da influência do modelo conservatorial nessa modalidade de ensino. A pesquisa tem enfoque qualitativo e foi desenvolvida a partir de revisão bibliográfica que conceitua as diferentes formações em música e, principalmente, o modelo conservatorial de ensino e a oposição entre técnica e estética, normalmente reduzido ao binômio prática e teoria, muitas vezes presentes nesse modelo. Subsidiariamente, a pesquisa documental é composta principalmente por Pareceres e Leis referentes à Educação Profissional e Tecnológica, e por documentos próprios da instituição do curso estudado. A pesquisa empírica utilizou desenho de autoetnografia e se desenvolveu durante aulas de Prática Coral I no período matutino do curso Técnico em Regência da ETEC de Artes, em São Paulo. A realização da pesquisa empírica possibilitou a observação da mobilização de diferentes conhecimentos por parte dos estudantes, visando detectar as possibilidades de articulação entre técnica e estética na experiência de cada um dos participantes, inclusive da própria professora-pesquisadora. Os resultados apontam para a importância do professor-artista-pesquisador como propositor de situações que levam os estudantes a realizarem a articulação entre aspectos técnicos e estéticos, o que indica a necessidade de se repensar o modelo conservatorial como o paradigma para a Educação Profissional em Música.
A current showing problem when it comes to Vocational education in music is the difficulty to promote joined assimilation of technical and aesthetical contents during learning process. The current research aims to study articulation between technical and aesthetical aspects of the Technician in Conducting’s professional education, considering Vocational high school education and conservatorial model’s influence to it. This is a qualitative research developed from bibliographical review, concerning several music professional education possibilities and especially the conservatorial model and the opposition between technique and aesthetics, which is usually reduced in terms of practice and theory in this model. The documental research mainly contains legal opinions and laws referring to Professional and Technology Education as well as internal documents from the studied institution. The empirical research used autoethnography as its method and was developed during Choir Practice I classes in the morning group from ETEC de Artes’ Technician in Conducting course, in São Paulo. Empirical research allowed observation of sorted kinds of knowledge from students, aiming to detect how technique and aesthetics could be articulated in the experience of each of the participants, including the teacher-researcher herself. Results point to the importance of the teacher-artist- researcher as someone who proposes situations that lead students to make a bridge between technical and aesthetical aspects. Research suggests that it is necessary to rethink the role of the conservatorial model as the paradigm of professional education in music.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26932
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