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dc.contributor.advisorFREIRE, Emerson-
dc.contributor.authorSANTOS, Tatiana Rosa dos-
dc.contributor.otherMOURA, Paulo Celso-
dc.contributor.otherBATISTA, Sueli Soares dos Santos-
dc.contributor.otherCONSTANTINO, Paulo Roberto Prado-
dc.date.accessioned2024-12-09T17:45:03Z-
dc.date.available2024-12-09T17:45:03Z-
dc.date.issued2020-06-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Tatiana Rosa dos. Aspectos técnicos e estéticos na formação profissional do técnico em regência. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26932-
dc.description.abstractUma problemática que aparece na formação profissional em música é a dificuldade de se promover a assimilação concatenada de conteúdos técnicos e estéticos durante o processo de aprendizagem. A presente pesquisa objetiva estudar a articulação entre aspectos técnicos e estéticos na formação profissional do Técnico em Regência, a partir da configuração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da influência do modelo conservatorial nessa modalidade de ensino. A pesquisa tem enfoque qualitativo e foi desenvolvida a partir de revisão bibliográfica que conceitua as diferentes formações em música e, principalmente, o modelo conservatorial de ensino e a oposição entre técnica e estética, normalmente reduzido ao binômio prática e teoria, muitas vezes presentes nesse modelo. Subsidiariamente, a pesquisa documental é composta principalmente por Pareceres e Leis referentes à Educação Profissional e Tecnológica, e por documentos próprios da instituição do curso estudado. A pesquisa empírica utilizou desenho de autoetnografia e se desenvolveu durante aulas de Prática Coral I no período matutino do curso Técnico em Regência da ETEC de Artes, em São Paulo. A realização da pesquisa empírica possibilitou a observação da mobilização de diferentes conhecimentos por parte dos estudantes, visando detectar as possibilidades de articulação entre técnica e estética na experiência de cada um dos participantes, inclusive da própria professora-pesquisadora. Os resultados apontam para a importância do professor-artista-pesquisador como propositor de situações que levam os estudantes a realizarem a articulação entre aspectos técnicos e estéticos, o que indica a necessidade de se repensar o modelo conservatorial como o paradigma para a Educação Profissional em Música.pt_BR
dc.description.abstractA current showing problem when it comes to Vocational education in music is the difficulty to promote joined assimilation of technical and aesthetical contents during learning process. The current research aims to study articulation between technical and aesthetical aspects of the Technician in Conducting’s professional education, considering Vocational high school education and conservatorial model’s influence to it. This is a qualitative research developed from bibliographical review, concerning several music professional education possibilities and especially the conservatorial model and the opposition between technique and aesthetics, which is usually reduced in terms of practice and theory in this model. The documental research mainly contains legal opinions and laws referring to Professional and Technology Education as well as internal documents from the studied institution. The empirical research used autoethnography as its method and was developed during Choir Practice I classes in the morning group from ETEC de Artes’ Technician in Conducting course, in São Paulo. Empirical research allowed observation of sorted kinds of knowledge from students, aiming to detect how technique and aesthetics could be articulated in the experience of each of the participants, including the teacher-researcher herself. Results point to the importance of the teacher-artist- researcher as someone who proposes situations that lead students to make a bridge between technical and aesthetical aspects. Research suggests that it is necessary to rethink the role of the conservatorial model as the paradigm of professional education in music.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectRegência (música)pt_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleAspectos técnicos e estéticos na formação profissional do técnico em regênciapt_BR
dc.title.alternativeTechnical and aesthetical aspects of the technician in conducting’s professional educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectEducaçao e trabalhopt_BR
dcterms.tableOfContentsGDEP - Linha de Pesquisa 1: Políticas, Gestão e Avaliação - Projeto de pesquisa: Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissionalpt_BR
dcterms.type-pt_BR
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