Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26857
Título: Saberes, trabalho docente e educomunicação: o uso de tecnologias digitais na educação profissional
Título(s) alternativo(s): Knowledge, teaching work and educommunication: the use of digital technologies in professional education
Autor(es): SILVA JUNIOR, Carlos Alberto da
Orientador(es): PRADOS, Rosália Maria Netto
Outro(s) contribuidor(es): ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de
RAMIREZ, Rodrigo Avella
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Comunicação digital;Métodos de ensino;Educação à distância;Formação continuada de professor
Data do documento: 21-Mar-2023
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: SILVA JUNIOR. Carlos Alberto da. Saberes, trabalho docente e educomunicação: o uso de tecnologias digitais na educação profissional. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.
Resumo: Este trabalho é parte da pesquisa desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. Este é um trabalho de pesquisa que trata de um estudo sobre os saberes, as práticas docentes, educomunicação e tecnologias na educação profissional e traz uma discussão sobre o uso de tecnologias digitais no ensino remoto. Justifica-se o interesse neste tema, porque com a adoção das tecnologias digitais nas práticas docentes, é necessário repensar o saber do professor quanto à comunicação docente. Tem como objetivos discutir a aplicabilidade das tecnologias digitais nos processos educomunicativos de uma instituição privada de educação profissional, no ensino remoto, sob a ótica do docente; contextualizar os saberes docentes necessários para utilização das tecnologias digitais no ensino remoto; discutir as práticas, experiências e conhecimentos que foram aprimorados com o isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19; identificar as necessidades dos docentes para o uso das tecnologias digitais no seu dia a dia e elaborar uma proposta de formação continuada para os docentes, como produto desta pesquisa, sobre educomunicação e o uso das tecnologias digitais na educação. A fundamentação teórica consiste numa pesquisa bibliográfica sobre os saberes e trabalho docente, educomunicação, educação profissional, ensino a distância, ensino remoto, tecnologias e recursos educacionais digitais. A metodologia da pesquisa é exploratória e de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, por meio de pesquisa via Google Forms e de entrevistas semiestruturadas com os docentes de uma instituição privada de educação profissional. Os principais resultados desta pesquisa contribuíram para uma reflexão sobre a importância da formação docente em relação ao uso das tecnologias digitais no ensino remoto, bem como para o desenvolvimento do produto resultante desta pesquisa, uma proposta de formação continuada para os professores dessa instituição.
This work is part of the research developed in the project "Knowledge and Teaching Work" of the research line "Formation of the Trainer" in the master's program in Management and Development of Professional Education, whose area of concentration is Education and Work. This is a research study on the knowledge, teaching practices, educommunication, and technologies in professional education, and it brings a discussion on the use of digital technologies in remote teaching. The interest in this topic is justified because, with the adoption of digital technologies in teaching practices, it is necessary to rethink the teacher's knowledge regarding teaching communication. The objectives are to discuss the applicability of digital technologies in the educommunicative processes of a private institution of professional education, in remote teaching, from the perspective of the teacher; contextualize the teaching knowledge necessary for the use of digital technologies in remote teaching; discuss the practices, experiences, and knowledge that were improved with the social isolation imposed by the COVID-19 pandemic; identify the needs of teachers for the use of digital technologies in their daily lives and develop a proposal for continuing education for teachers as a product of this research on educommunication and the use of digital technologies in education. The theoretical foundation consists of a bibliographic research on knowledge and teaching work, educommunication, professional education, distance learning, remote teaching, digital technologies, and educational resources. The research methodology is exploratory and qualitative, descriptive in nature, through research via Google Forms and semi-structured interviews with teachers from a private institution of professional education. The main results of this research contributed to a reflection on the importance of teacher training regarding the use of digital technologies in remote teaching, as well as for the development of the resulting product of this research, a proposal for continuing education for the teachers of this institution.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26857
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UPEP_Saberestrabalhodocenteeeducomunicação_CarlosAlbertodaSilvaJunior_2023.pdf2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.