Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26857
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPRADOS, Rosália Maria Netto-
dc.contributor.authorSILVA JUNIOR, Carlos Alberto da-
dc.contributor.otherANDRADE, Maria de Fátima Ramos de-
dc.contributor.otherRAMIREZ, Rodrigo Avella-
dc.date.accessioned2024-12-06T20:45:10Z-
dc.date.available2024-12-06T20:45:10Z-
dc.date.issued2023-03-21-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR. Carlos Alberto da. Saberes, trabalho docente e educomunicação: o uso de tecnologias digitais na educação profissional. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26857-
dc.description.abstractEste trabalho é parte da pesquisa desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. Este é um trabalho de pesquisa que trata de um estudo sobre os saberes, as práticas docentes, educomunicação e tecnologias na educação profissional e traz uma discussão sobre o uso de tecnologias digitais no ensino remoto. Justifica-se o interesse neste tema, porque com a adoção das tecnologias digitais nas práticas docentes, é necessário repensar o saber do professor quanto à comunicação docente. Tem como objetivos discutir a aplicabilidade das tecnologias digitais nos processos educomunicativos de uma instituição privada de educação profissional, no ensino remoto, sob a ótica do docente; contextualizar os saberes docentes necessários para utilização das tecnologias digitais no ensino remoto; discutir as práticas, experiências e conhecimentos que foram aprimorados com o isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19; identificar as necessidades dos docentes para o uso das tecnologias digitais no seu dia a dia e elaborar uma proposta de formação continuada para os docentes, como produto desta pesquisa, sobre educomunicação e o uso das tecnologias digitais na educação. A fundamentação teórica consiste numa pesquisa bibliográfica sobre os saberes e trabalho docente, educomunicação, educação profissional, ensino a distância, ensino remoto, tecnologias e recursos educacionais digitais. A metodologia da pesquisa é exploratória e de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, por meio de pesquisa via Google Forms e de entrevistas semiestruturadas com os docentes de uma instituição privada de educação profissional. Os principais resultados desta pesquisa contribuíram para uma reflexão sobre a importância da formação docente em relação ao uso das tecnologias digitais no ensino remoto, bem como para o desenvolvimento do produto resultante desta pesquisa, uma proposta de formação continuada para os professores dessa instituição.pt_BR
dc.description.abstractThis work is part of the research developed in the project "Knowledge and Teaching Work" of the research line "Formation of the Trainer" in the master's program in Management and Development of Professional Education, whose area of concentration is Education and Work. This is a research study on the knowledge, teaching practices, educommunication, and technologies in professional education, and it brings a discussion on the use of digital technologies in remote teaching. The interest in this topic is justified because, with the adoption of digital technologies in teaching practices, it is necessary to rethink the teacher's knowledge regarding teaching communication. The objectives are to discuss the applicability of digital technologies in the educommunicative processes of a private institution of professional education, in remote teaching, from the perspective of the teacher; contextualize the teaching knowledge necessary for the use of digital technologies in remote teaching; discuss the practices, experiences, and knowledge that were improved with the social isolation imposed by the COVID-19 pandemic; identify the needs of teachers for the use of digital technologies in their daily lives and develop a proposal for continuing education for teachers as a product of this research on educommunication and the use of digital technologies in education. The theoretical foundation consists of a bibliographic research on knowledge and teaching work, educommunication, professional education, distance learning, remote teaching, digital technologies, and educational resources. The research methodology is exploratory and qualitative, descriptive in nature, through research via Google Forms and semi-structured interviews with teachers from a private institution of professional education. The main results of this research contributed to a reflection on the importance of teacher training regarding the use of digital technologies in remote teaching, as well as for the development of the resulting product of this research, a proposal for continuing education for the teachers of this institution.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectComunicação digitalpt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorpt_BR
dc.titleSaberes, trabalho docente e educomunicação: o uso de tecnologias digitais na educação profissionalpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge, teaching work and educommunication: the use of digital technologies in professional educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectEducaçao e trabalhopt_BR
dcterms.tableOfContentsGDEP - Linha de Pesquisa 2: Formação do Formador - Projeto de pesquisa: Saberes e Trabalho Docentept_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Saberestrabalhodocenteeeducomunicação_CarlosAlbertodaSilvaJunior_2023.pdf2.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.