Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16717
Title: Análise das características de qualidade da água utilizando parâmetros físicos-químicos e microbiológicos
Authors: FRANCO, Nícolas Augusto de Carvalho
Advisor: RODRIGUES, Sérgio Augusto
type of document: Outro
Keywords: Estatística;Qualidade da água;Recursos naturais
Issue Date: Feb-2015
Publisher: 112
Citation: FRANCO, Nícolas Augusto de Carvalho. Análise das características de qualidade da água utilizando parâmetros físicos-químicos e microbiológicos, 2015. Relatório de Iniciação Científica (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2015.
Abstract: Sabendo que a água é um recurso natural essencial para as atividades humanas, estudos relacionados com seu uso racional e sustentável tornam-se fundamentais. Destinada ao consumo humano, a água deve atender a certos requisitos. Antes de chegar ao consumo humano à água pode conter impurezas com características físicas, químicas e microbiológicas até níveis não prejudiciais ao ser humano, os quais são delimitados por órgãos de saúde pública e caracterizados como padrões de potabilidade. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar as características físico-químicas e microbiológicas da água distribuída para a população de Botucatu, comparando com os padrões de potabilidade vigente e verificando suas alterações no período de seca e chuvoso. Foram analisados dados da qualidade da água observados na rede de distribuição, utilizando as seguintes variáveis: turbidez, cor aparente, residuais de cloro, flúor, pH, unidades formadoras de colônias de bactérias heterotróficas e proporção de amostras com ausência de coliformes totais. Verificou-se que a água distribuída atende os padrões de potabilidade vigentes na legislação brasileira (Portaria 518/04) e que existem diferenças significativas apenas no comportamento das variáveis temperaturas da água e concentração de cloro residual, quando comparado o período de seca com o chuvoso.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16717
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NÍCOLAS AUGUSTO DE CARVALHO FRANCO.pdfAnálise das características de qualidade da água utilizando parâmetros físicos-químicos e microbiológicos1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.