Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39109
Título: A internacionalização da cantora Anitta com base no Modelo Uppsala
Autor(es): OLIVEIRA, Lucas Rodrigues
Orientador(es): CAMARGO, Mauricio Roberto Ortiz de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Música;Internacionalização de empresas
Data do documento: Jul-2025
Editor: 272
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Lucas Rodrigues. A internacionalização da cantora Anitta com base no Modelo Uppsala. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Marketing) – Faculdade de Tecnologia Sebrae, São Paulo, 2025.
Resumo: O modelo Uppsala de internacionalização, originalmente formulado por Johanson e Vahlne, propõe que empresas expandam suas operações para mercados externos de forma gradual, adquirindo conhecimento e reduzindo incertezas ao longo do tempo. Esse modelo sugere que a entrada em novos países ocorre progressivamente, começando por mercados psicologicamente próximos e aumentando o comprometimento à medida que a empresa se torna mais experiente. No contexto da indústria musical, a internacionalização pode seguir padrões semelhantes, especialmente para artistas que buscam reconhecimento global, como foi o caso da cantora Anitta, que foi alvo de análise neste estudo.
The Uppsala model of internationalization, originally formulated by Johanson and Vahlne, proposes that companies expand their operations to foreign markets gradually, acquiring knowledge and reducing uncertainties over time. This model suggests that entry into new countries occurs progressively, starting with psychologically close markets and increasing commitment as the company becomes more experienced. In the context of the music industry, internationalization can follow similar patterns, especially for artists seeking global recognition as in the case of singer Anitta who was the objective of analysis in this study.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39109
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnologia_em_marketing_2025_1_lucas_rodrigues_oliveira_a_internacionalizacao_da_cantora_anitta_com_base_no_modelo_uppsala_tg.pdf
  Restricted Access
258.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.