Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1823
Título: | Inclusão digital para jovens e adultos - EJA: estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | Digital inclusion for youth and adults - EJA: a case study |
Autor(es): | ARAÚJO, Sandra Batista de |
Orientador(es): | SAÉS, Maria Elizete Luz |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Inclusão digital;Informática - educação |
Data do documento: | 1-Jul-2008 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | ARAUJO, Sandra Batista de. Inclusão digital para jovens e adultos - EJA: estudo de caso, 2008. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Processamento de dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2008 |
Resumo: | O aumento da expectativa de vida da população brasileira e a preocupação dos municípios em oferecer oportunidades para que todos os segmentos possam estar contemplados por programas educacionais têm resultado em novas propostas de inclusão social, aliadas à inclusão digital proporcionada pelo surgimento das novas tecnologias da informação e comunicação. Essa monografia focaliza o processo de alfabetização da modalidade EJA – Educação para Jovens e Adultos, intermediado por tecnologias aplicas à educação. Apresenta algumas teorias de aprendizagem relevantes para a educação de jovens e adultos, vem como alguns aspectos importantes sobre as tecnologias aplicadas à educação. O estudo de caso apresentado aborda a atuação do EJA no município de Americana (SP), com ênfase na questão da inclusão digital. Enfatiza também o uso dos jogos educativos como ferramentas importante para a aprendizagem dos adultos e para superar algumas barreiras impostas por limitações próprias dos aprendizes da maior idade. A exploração dos recursos da Internet também é apresentada como uma forma de contribuir com a educação de jovens e adultos, quando utilizada como fonte de atualização e comunicação. A questão focalizada neste trabalho indica que a inclusão digital por favorecer o processo de letramento, bem como pode atuar como agente transformador da realidade, na medida em que garante possibilidades de interação e momentos de ressignificação para jovens e adultos de qualquer idade |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1823 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
20081S_ARAUJOSandraBatistade_TCCPD0923.pdf Restricted Access | 2.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.