Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1823
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SAÉS, Maria Elizete Luz | pt.br |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Sandra Batista de | |
dc.date.accessioned | 2017-11-20T14:56:59Z | |
dc.date.available | 2017-11-20T14:56:59Z | |
dc.date.issued | 2008-07-01 | |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Sandra Batista de. Inclusão digital para jovens e adultos - EJA: estudo de caso, 2008. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Processamento de dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1823 | |
dc.description.abstract | O aumento da expectativa de vida da população brasileira e a preocupação dos municípios em oferecer oportunidades para que todos os segmentos possam estar contemplados por programas educacionais têm resultado em novas propostas de inclusão social, aliadas à inclusão digital proporcionada pelo surgimento das novas tecnologias da informação e comunicação. Essa monografia focaliza o processo de alfabetização da modalidade EJA – Educação para Jovens e Adultos, intermediado por tecnologias aplicas à educação. Apresenta algumas teorias de aprendizagem relevantes para a educação de jovens e adultos, vem como alguns aspectos importantes sobre as tecnologias aplicadas à educação. O estudo de caso apresentado aborda a atuação do EJA no município de Americana (SP), com ênfase na questão da inclusão digital. Enfatiza também o uso dos jogos educativos como ferramentas importante para a aprendizagem dos adultos e para superar algumas barreiras impostas por limitações próprias dos aprendizes da maior idade. A exploração dos recursos da Internet também é apresentada como uma forma de contribuir com a educação de jovens e adultos, quando utilizada como fonte de atualização e comunicação. A questão focalizada neste trabalho indica que a inclusão digital por favorecer o processo de letramento, bem como pode atuar como agente transformador da realidade, na medida em que garante possibilidades de interação e momentos de ressignificação para jovens e adultos de qualquer idade | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Informática - educação | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | |
dc.title | Inclusão digital para jovens e adultos - EJA: estudo de caso | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital inclusion for youth and adults - EJA: a case study | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20081S_ARAUJOSandraBatistade_TCCPD0923.pdf Restricted Access | 2.54 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.