Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1823
Title: Inclusão digital para jovens e adultos - EJA: estudo de caso
Other Titles: Digital inclusion for youth and adults - EJA: a case study
Authors: ARAÚJO, Sandra Batista de
Advisor: SAÉS, Maria Elizete Luz
type of document: Monografia
Keywords: Inclusão digital;Informática - educação
Issue Date: 1-Jul-2008
Publisher: 004
Citation: ARAUJO, Sandra Batista de. Inclusão digital para jovens e adultos - EJA: estudo de caso, 2008. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Processamento de dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2008
Abstract: O aumento da expectativa de vida da população brasileira e a preocupação dos municípios em oferecer oportunidades para que todos os segmentos possam estar contemplados por programas educacionais têm resultado em novas propostas de inclusão social, aliadas à inclusão digital proporcionada pelo surgimento das novas tecnologias da informação e comunicação. Essa monografia focaliza o processo de alfabetização da modalidade EJA – Educação para Jovens e Adultos, intermediado por tecnologias aplicas à educação. Apresenta algumas teorias de aprendizagem relevantes para a educação de jovens e adultos, vem como alguns aspectos importantes sobre as tecnologias aplicadas à educação. O estudo de caso apresentado aborda a atuação do EJA no município de Americana (SP), com ênfase na questão da inclusão digital. Enfatiza também o uso dos jogos educativos como ferramentas importante para a aprendizagem dos adultos e para superar algumas barreiras impostas por limitações próprias dos aprendizes da maior idade. A exploração dos recursos da Internet também é apresentada como uma forma de contribuir com a educação de jovens e adultos, quando utilizada como fonte de atualização e comunicação. A questão focalizada neste trabalho indica que a inclusão digital por favorecer o processo de letramento, bem como pode atuar como agente transformador da realidade, na medida em que garante possibilidades de interação e momentos de ressignificação para jovens e adultos de qualquer idade
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1823
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20081S_ARAUJOSandraBatistade_TCCPD0923.pdf
  Restricted Access
2.54 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.