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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/978
Título: | Análise do jogo digital Sparx como auxiliar no tratamento da depressão |
Título(s) alternativo(s): | Sparx digital game analysis as an aid in the treatment of depression |
Autor(es): | RIBEIRO, Guilliano Salvatierry Deleprani |
Orientador(es): | VENTURA, Acácia de Fátima |
Outro(s) contribuidor(es): | RONDELLI, José Luiz BRANCO, Luciene Maria Garbuio Castello |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Jogos eletrônicos;Informática - medicina |
Data do documento: | 23-Jun-2015 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | RIBEIRO, Guilliano Salvatierry Deleprani. Análise do jogo digital Sparx como auxiliar no tratamento da depressão, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015 |
Resumo: | O tema abordado na presente monografia é que como os jogos digitais podem auxiliar no tratamento da depressão. O problema detectado é que o transtorno depressivo está crescendo de forma rápida e que esta doença está sendo reconhecida como uma das ameaças à saúde publica no século XXI, sendo mais de 350 milhões de pessoas atingidas por essa doença. Para o início das pesquisas objetivamos descobrir se os jogos digitais podem auxiliar ou obstruir aos pacientes com depressão, e também conhecer que jogos poderiam favorecer o convívio social dos pacientes depressivos. Para chegar aos resultados propostos fora usada a metodologia hipotético-dedutivo sendo um método lógico, que leva um grau de certeza similar ao das hipóteses iniciais, assim, o conhecimento absolutamente certo e demonstrável é dependente do grau de certeza da hipótese. Sendo estudada a depressão, suas variações, sintomas entre outros aspectos como pejorativa para o embasamento e desenvolvimento dos capítulos subsequentes que descrevem o brincar e o jogo. No quarto e último capítulo relata sobre um dos tratamentos da depressão, o tratamento cognitivo comportamental que é utilizado com frequência para determinados pacientes depressivos e deveras usado como base do jogo SPARX, que fora alvo de uma pesquisa de campo pela universidade de Auckland localizada na Nova Zelândia. Podendo chegar a conclusão desta pesquisa em que o jogo digital SPARX é correlato ao tratamento convencional da doença da depressão. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/978 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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