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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/978
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | VENTURA, Acácia de Fátima | pt.br |
dc.contributor.author | RIBEIRO, Guilliano Salvatierry Deleprani | |
dc.contributor.other | RONDELLI, José Luiz | pt.br |
dc.contributor.other | BRANCO, Luciene Maria Garbuio Castello | pt.br |
dc.date.accessioned | 2017-08-08T20:48:20Z | |
dc.date.available | 2017-08-08T20:48:20Z | |
dc.date.issued | 2015-06-23 | |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Guilliano Salvatierry Deleprani. Análise do jogo digital Sparx como auxiliar no tratamento da depressão, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/978 | |
dc.description.abstract | O tema abordado na presente monografia é que como os jogos digitais podem auxiliar no tratamento da depressão. O problema detectado é que o transtorno depressivo está crescendo de forma rápida e que esta doença está sendo reconhecida como uma das ameaças à saúde publica no século XXI, sendo mais de 350 milhões de pessoas atingidas por essa doença. Para o início das pesquisas objetivamos descobrir se os jogos digitais podem auxiliar ou obstruir aos pacientes com depressão, e também conhecer que jogos poderiam favorecer o convívio social dos pacientes depressivos. Para chegar aos resultados propostos fora usada a metodologia hipotético-dedutivo sendo um método lógico, que leva um grau de certeza similar ao das hipóteses iniciais, assim, o conhecimento absolutamente certo e demonstrável é dependente do grau de certeza da hipótese. Sendo estudada a depressão, suas variações, sintomas entre outros aspectos como pejorativa para o embasamento e desenvolvimento dos capítulos subsequentes que descrevem o brincar e o jogo. No quarto e último capítulo relata sobre um dos tratamentos da depressão, o tratamento cognitivo comportamental que é utilizado com frequência para determinados pacientes depressivos e deveras usado como base do jogo SPARX, que fora alvo de uma pesquisa de campo pela universidade de Auckland localizada na Nova Zelândia. Podendo chegar a conclusão desta pesquisa em que o jogo digital SPARX é correlato ao tratamento convencional da doença da depressão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Informática - medicina | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | |
dc.title | Análise do jogo digital Sparx como auxiliar no tratamento da depressão | pt_BR |
dc.title.alternative | Sparx digital game analysis as an aid in the treatment of depression | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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