Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/978
Title: | Análise do jogo digital Sparx como auxiliar no tratamento da depressão |
Other Titles: | Sparx digital game analysis as an aid in the treatment of depression |
Authors: | RIBEIRO, Guilliano Salvatierry Deleprani |
Advisor: | VENTURA, Acácia de Fátima |
Other contributor: | RONDELLI, José Luiz BRANCO, Luciene Maria Garbuio Castello |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Jogos eletrônicos;Informática - medicina |
Issue Date: | 23-Jun-2015 |
Publisher: | 004 |
Citation: | RIBEIRO, Guilliano Salvatierry Deleprani. Análise do jogo digital Sparx como auxiliar no tratamento da depressão, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015 |
Abstract: | O tema abordado na presente monografia é que como os jogos digitais podem auxiliar no tratamento da depressão. O problema detectado é que o transtorno depressivo está crescendo de forma rápida e que esta doença está sendo reconhecida como uma das ameaças à saúde publica no século XXI, sendo mais de 350 milhões de pessoas atingidas por essa doença. Para o início das pesquisas objetivamos descobrir se os jogos digitais podem auxiliar ou obstruir aos pacientes com depressão, e também conhecer que jogos poderiam favorecer o convívio social dos pacientes depressivos. Para chegar aos resultados propostos fora usada a metodologia hipotético-dedutivo sendo um método lógico, que leva um grau de certeza similar ao das hipóteses iniciais, assim, o conhecimento absolutamente certo e demonstrável é dependente do grau de certeza da hipótese. Sendo estudada a depressão, suas variações, sintomas entre outros aspectos como pejorativa para o embasamento e desenvolvimento dos capítulos subsequentes que descrevem o brincar e o jogo. No quarto e último capítulo relata sobre um dos tratamentos da depressão, o tratamento cognitivo comportamental que é utilizado com frequência para determinados pacientes depressivos e deveras usado como base do jogo SPARX, que fora alvo de uma pesquisa de campo pela universidade de Auckland localizada na Nova Zelândia. Podendo chegar a conclusão desta pesquisa em que o jogo digital SPARX é correlato ao tratamento convencional da doença da depressão. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/978 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20151S_RIBEIROGuillianoSalvatierryDeleprani_CD2160.pdf Restricted Access | 963.35 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.