Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/977
Título: | Jogos digitais Exergame para apoio a fisioterapia dos joelhos |
Título(s) alternativo(s): | Exergame digital games to support knee physiotherapy |
Autor(es): | BISPO, Marcelo Catarino Ferreira |
Orientador(es): | VENTURA, Acácia de Fátima |
Outro(s) contribuidor(es): | BATTILANA, Rodrigo Brito VIVIANI, Rodrigo |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Jogos eletrônicos;Informática - medicina |
Data do documento: | 11-Dez-2015 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | BISPO, Marcelo Catarino Ferreira. ogos digitais Exergame para apoio a fisioterapia dos joelhos, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015 |
Resumo: | Com a evolução de equipamentos voltados para consoles de videogames que interpretam os movimentos humanos como Mcrosoft Kinect, empresas e pesquisadores apresentam propostas de jogos para auxilio em diversas áreas de reconhecimento e interpretação do movimento físico antes limitado, exemplo disso são os Exergames aplicados à saúde. Os Exergames fascinam os jogadores, pois são jogos que possuem características de interpretar o movimento de todo o corpo humano ou uma parte específica dele e de proporcionar uma jogabilidade ativa. O problema identificado do trabalho foram os pontos negativos dos tratamentos convencionais de fisioterapia devido à dor e monotonia, pontos que pode levar a desistência do paciente ao tratamento. Com esse cenário o trabalho possui o objetivo de apresentar o exergame como ferramenta motivadora e de apoio a tratamento de fisioterapia a fim de complementar a dinâmica do tratamento, mais especificamente casos de reabilitação do joelho. O trabalho utilizou-se das pesquisas básica, aplicada, exploratória, descritiva, bibliográfica, experimental e estudo de caso para expor os temas envolvidos. Foram apresentados três jogos onde possuem toda uma temática voltada para o ambiente de saúde com customização de exercício para o paciente, e avaliação do movimento ideal com o executado, são eles Rehabtimals Pro application, Dolphin’s Adventure e Fisiogames Health Plataform. Dessa maneira o trabalho conclui a ação positiva de utilizar-se de exergame para apoiar a fisioterapia. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/977 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
20152S_BISPOMarceloCatarinoFerreira_CD2431.pdf Restricted Access | 1.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.