Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/977
Título: Jogos digitais Exergame para apoio a fisioterapia dos joelhos
Título(s) alternativo(s): Exergame digital games to support knee physiotherapy
Autor(es): BISPO, Marcelo Catarino Ferreira
Orientador(es): VENTURA, Acácia de Fátima
Outro(s) contribuidor(es): BATTILANA, Rodrigo Brito
VIVIANI, Rodrigo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Jogos eletrônicos;Informática - medicina
Data do documento: 11-Dez-2015
Editor: 004
Referência Bibliográfica: BISPO, Marcelo Catarino Ferreira. ogos digitais Exergame para apoio a fisioterapia dos joelhos, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015
Resumo: Com a evolução de equipamentos voltados para consoles de videogames que interpretam os movimentos humanos como Mcrosoft Kinect, empresas e pesquisadores apresentam propostas de jogos para auxilio em diversas áreas de reconhecimento e interpretação do movimento físico antes limitado, exemplo disso são os Exergames aplicados à saúde. Os Exergames fascinam os jogadores, pois são jogos que possuem características de interpretar o movimento de todo o corpo humano ou uma parte específica dele e de proporcionar uma jogabilidade ativa. O problema identificado do trabalho foram os pontos negativos dos tratamentos convencionais de fisioterapia devido à dor e monotonia, pontos que pode levar a desistência do paciente ao tratamento. Com esse cenário o trabalho possui o objetivo de apresentar o exergame como ferramenta motivadora e de apoio a tratamento de fisioterapia a fim de complementar a dinâmica do tratamento, mais especificamente casos de reabilitação do joelho. O trabalho utilizou-se das pesquisas básica, aplicada, exploratória, descritiva, bibliográfica, experimental e estudo de caso para expor os temas envolvidos. Foram apresentados três jogos onde possuem toda uma temática voltada para o ambiente de saúde com customização de exercício para o paciente, e avaliação do movimento ideal com o executado, são eles Rehabtimals Pro application, Dolphin’s Adventure e Fisiogames Health Plataform. Dessa maneira o trabalho conclui a ação positiva de utilizar-se de exergame para apoiar a fisioterapia.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/977
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20152S_BISPOMarceloCatarinoFerreira_CD2431.pdf
  Restricted Access
1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.