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dc.contributor.advisorVENTURA, Acácia de Fátimapt.br
dc.contributor.authorBISPO, Marcelo Catarino Ferreira
dc.contributor.otherBATTILANA, Rodrigo Britopt.br
dc.contributor.otherVIVIANI, Rodrigopt.br
dc.date.accessioned2017-08-08T19:44:57Z
dc.date.available2017-08-08T19:44:57Z
dc.date.issued2015-12-11
dc.identifier.citationBISPO, Marcelo Catarino Ferreira. ogos digitais Exergame para apoio a fisioterapia dos joelhos, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/977
dc.description.abstractCom a evolução de equipamentos voltados para consoles de videogames que interpretam os movimentos humanos como Mcrosoft Kinect, empresas e pesquisadores apresentam propostas de jogos para auxilio em diversas áreas de reconhecimento e interpretação do movimento físico antes limitado, exemplo disso são os Exergames aplicados à saúde. Os Exergames fascinam os jogadores, pois são jogos que possuem características de interpretar o movimento de todo o corpo humano ou uma parte específica dele e de proporcionar uma jogabilidade ativa. O problema identificado do trabalho foram os pontos negativos dos tratamentos convencionais de fisioterapia devido à dor e monotonia, pontos que pode levar a desistência do paciente ao tratamento. Com esse cenário o trabalho possui o objetivo de apresentar o exergame como ferramenta motivadora e de apoio a tratamento de fisioterapia a fim de complementar a dinâmica do tratamento, mais especificamente casos de reabilitação do joelho. O trabalho utilizou-se das pesquisas básica, aplicada, exploratória, descritiva, bibliográfica, experimental e estudo de caso para expor os temas envolvidos. Foram apresentados três jogos onde possuem toda uma temática voltada para o ambiente de saúde com customização de exercício para o paciente, e avaliação do movimento ideal com o executado, são eles Rehabtimals Pro application, Dolphin’s Adventure e Fisiogames Health Plataform. Dessa maneira o trabalho conclui a ação positiva de utilizar-se de exergame para apoiar a fisioterapia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Jogos Digitaispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectInformática - medicinapt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicação
dc.titleJogos digitais Exergame para apoio a fisioterapia dos joelhospt_BR
dc.title.alternativeExergame digital games to support knee physiotherapypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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