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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/977
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | VENTURA, Acácia de Fátima | pt.br |
dc.contributor.author | BISPO, Marcelo Catarino Ferreira | |
dc.contributor.other | BATTILANA, Rodrigo Brito | pt.br |
dc.contributor.other | VIVIANI, Rodrigo | pt.br |
dc.date.accessioned | 2017-08-08T19:44:57Z | |
dc.date.available | 2017-08-08T19:44:57Z | |
dc.date.issued | 2015-12-11 | |
dc.identifier.citation | BISPO, Marcelo Catarino Ferreira. ogos digitais Exergame para apoio a fisioterapia dos joelhos, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/977 | |
dc.description.abstract | Com a evolução de equipamentos voltados para consoles de videogames que interpretam os movimentos humanos como Mcrosoft Kinect, empresas e pesquisadores apresentam propostas de jogos para auxilio em diversas áreas de reconhecimento e interpretação do movimento físico antes limitado, exemplo disso são os Exergames aplicados à saúde. Os Exergames fascinam os jogadores, pois são jogos que possuem características de interpretar o movimento de todo o corpo humano ou uma parte específica dele e de proporcionar uma jogabilidade ativa. O problema identificado do trabalho foram os pontos negativos dos tratamentos convencionais de fisioterapia devido à dor e monotonia, pontos que pode levar a desistência do paciente ao tratamento. Com esse cenário o trabalho possui o objetivo de apresentar o exergame como ferramenta motivadora e de apoio a tratamento de fisioterapia a fim de complementar a dinâmica do tratamento, mais especificamente casos de reabilitação do joelho. O trabalho utilizou-se das pesquisas básica, aplicada, exploratória, descritiva, bibliográfica, experimental e estudo de caso para expor os temas envolvidos. Foram apresentados três jogos onde possuem toda uma temática voltada para o ambiente de saúde com customização de exercício para o paciente, e avaliação do movimento ideal com o executado, são eles Rehabtimals Pro application, Dolphin’s Adventure e Fisiogames Health Plataform. Dessa maneira o trabalho conclui a ação positiva de utilizar-se de exergame para apoiar a fisioterapia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Informática - medicina | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | |
dc.title | Jogos digitais Exergame para apoio a fisioterapia dos joelhos | pt_BR |
dc.title.alternative | Exergame digital games to support knee physiotherapy | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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20152S_BISPOMarceloCatarinoFerreira_CD2431.pdf Restricted Access | 1.56 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
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