Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/977| Title: | Jogos digitais Exergame para apoio a fisioterapia dos joelhos |
| Other Titles: | Exergame digital games to support knee physiotherapy |
| Authors: | BISPO, Marcelo Catarino Ferreira |
| Advisor: | VENTURA, Acácia de Fátima |
| Other contributor: | BATTILANA, Rodrigo Brito VIVIANI, Rodrigo |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Jogos eletrônicos;Informática - medicina |
| Issue Date: | 11-Dec-2015 |
| Publisher: | 004 |
| Citation: | BISPO, Marcelo Catarino Ferreira. ogos digitais Exergame para apoio a fisioterapia dos joelhos, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015 |
| Abstract: | Com a evolução de equipamentos voltados para consoles de videogames que interpretam os movimentos humanos como Mcrosoft Kinect, empresas e pesquisadores apresentam propostas de jogos para auxilio em diversas áreas de reconhecimento e interpretação do movimento físico antes limitado, exemplo disso são os Exergames aplicados à saúde. Os Exergames fascinam os jogadores, pois são jogos que possuem características de interpretar o movimento de todo o corpo humano ou uma parte específica dele e de proporcionar uma jogabilidade ativa. O problema identificado do trabalho foram os pontos negativos dos tratamentos convencionais de fisioterapia devido à dor e monotonia, pontos que pode levar a desistência do paciente ao tratamento. Com esse cenário o trabalho possui o objetivo de apresentar o exergame como ferramenta motivadora e de apoio a tratamento de fisioterapia a fim de complementar a dinâmica do tratamento, mais especificamente casos de reabilitação do joelho. O trabalho utilizou-se das pesquisas básica, aplicada, exploratória, descritiva, bibliográfica, experimental e estudo de caso para expor os temas envolvidos. Foram apresentados três jogos onde possuem toda uma temática voltada para o ambiente de saúde com customização de exercício para o paciente, e avaliação do movimento ideal com o executado, são eles Rehabtimals Pro application, Dolphin’s Adventure e Fisiogames Health Plataform. Dessa maneira o trabalho conclui a ação positiva de utilizar-se de exergame para apoiar a fisioterapia. |
| URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/977 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 20152S_BISPOMarceloCatarinoFerreira_CD2431.pdf Restricted Access | 1.56 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.