Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9478
Título: Cancro cítrico
Autor(es): FIDIOCA, Higor Vinicius da Silva
PICÃO, Carlos Eduardo
SANTANA, Eduardo Vila
SILVA, Danilo Antonio Ferreira da
Orientador(es): CONHALATO, Giane da Silva
Outro(s) contribuidor(es): DELAVALE, Fernando Galoro
DELAVALE JÚNIOR, Valdemar
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Cancro (doença de planta);Pomares
Data do documento: 23-Nov-2011
Editor: 037
Referência Bibliográfica: FIDIOCA, Higor Vinicius da Silva; PICÃO, Carlos Eduardo; SANTANA, Eduardo Vila; SILVA, Danilo Antonio Ferreira da. Cancro cítrico, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Agropecuária) - Etec "Frei Arnaldo Maria de Itaporanga". Votuporanga/SP. 2011.
Resumo: Cancro cítrico é uma doença causada pela bactéria Xanthomonas subsp. citri, a qual é disseminada principalmente pelo homem, também podendo ocorrer à disseminação pela ação da natureza e pelo plantio de mudas contaminadas. Em nosso trabalho de campo observamos que as lesões causadas pela bactéria são encontradas nos ramos, folhas e frutos, porém sua disseminação no pomar pode ocorrer em plantas vizinhas, se cuidados adequados não forem tomados, podendo também contaminar toda área cultivada em poucos meses. Não existe erradicação para o cancro cítrico, porém, alguns métodos de prevenção podem ser adotados visando diminuir perdas econômicas, como por exemplo: erradicação da planta infectada e outras no entorno em um raio de 30 metros, queimando-as no próprio local visando evitar uma maior contaminação no restante do pomar. Alem disso, todo maquinário ou implementos utilizados na colheita e outros empregados no manejo da cultura foram pulverizados com bactericida para evitar a disseminação da doença, sendo,que o local onde foi encontrado o foco da doença deve ficar temporariamente interditado. Os demais talhões da propriedade podem ser comercializados,depois de inspecionados. Vale destacar que não é permitido o replantio no local onde foi erradicado a planta contaminada, por um período de dois anos, pois ainda há suspeitas da permanência da bactéria no local onde ocorreu a doença.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9478
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cancro cítrico.pdf21.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.