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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/725
Título: | Jogos digitais e educação: proposta de jogo educativo como complemento do ensino de História do Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Digital games and education: proposal of educational game as a complement to teaching History of Brazil |
Autor(es): | FREITAS, Wilson José de |
Orientador(es): | SPIGOLON, Ana Lúcia |
Outro(s) contribuidor(es): | MIRANDA, Raquel Gianolla SILVA, Sílvia Aparecida José e |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Jogos eletrônicos;Informática - educação |
Data do documento: | 28-Jun-2017 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | FREITAS, Wilson Jose de. Jogos digitais e educação: proposta de jogo educativo como complemento do ensino de História do Brasil, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2017 |
Resumo: | O presente texto apresenta uma proposta de jogo digital para ser usado como atividade complementar das aulas de História do Brasil. O objetivo foi pensar em um projeto de jogo que trabalhasse com a memória e incentivasse o desenvolvimento da aprendizagem histórica, observando aspectos de jogos com grande foco em leitura e linguagem visual, como as Visual Novels. O desenvolvimento do trabalho se deu pela revisão bibliográfica dos conceitos de jogo, do gênero Visual Novel e alguns exemplos de jogos de destaque dentro desse gênero; uma breve análise do mercado mostrou que o Brasil tem apresentado cada vez mais progresso na produção de Serious Games, o que serviu para a escolha do gênero do jogo atender uma demanda educacional direcionada ao Ensino Fundamental; ocasionando na subsequente análise da Proposta Curricular da Disciplina de História e dos conceitos apresentados por estudiosos da educação, de modo a encontrar uma problemática a ser resolvida por meio do jogo digital. O resultado apresentado foi uma ideia de jogo que utiliza conceitos de Visual Novel, Adventure Game e Edutainment, onde o objetivo é viajar no tempo e obter informações acerca do fato histórico escolhido como tema do jogo, os eventos da Inconfidência Mineira. A proposta do jogo visa,além de educar, trabalhar o desenvolvimento da memória, defendido por diversos autores como elemento importante do desenvolvimento humano e da aprendizagem histórica, para que os educandos entrem no Ensino Médio com a capacidade de pensamento crítico e aptos a compreender a cultura e a sociedade, além de enfrentar os desafios no tempo presente. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/725 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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