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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/725
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | SPIGOLON, Ana Lúcia | pt.br |
dc.contributor.author | FREITAS, Wilson José de | |
dc.contributor.other | MIRANDA, Raquel Gianolla | pt.br |
dc.contributor.other | SILVA, Sílvia Aparecida José e | pt.br |
dc.date.accessioned | 2017-07-25T13:10:51Z | |
dc.date.available | 2017-07-25T13:10:51Z | |
dc.date.issued | 2017-06-28 | |
dc.identifier.citation | FREITAS, Wilson Jose de. Jogos digitais e educação: proposta de jogo educativo como complemento do ensino de História do Brasil, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/725 | |
dc.description.abstract | O presente texto apresenta uma proposta de jogo digital para ser usado como atividade complementar das aulas de História do Brasil. O objetivo foi pensar em um projeto de jogo que trabalhasse com a memória e incentivasse o desenvolvimento da aprendizagem histórica, observando aspectos de jogos com grande foco em leitura e linguagem visual, como as Visual Novels. O desenvolvimento do trabalho se deu pela revisão bibliográfica dos conceitos de jogo, do gênero Visual Novel e alguns exemplos de jogos de destaque dentro desse gênero; uma breve análise do mercado mostrou que o Brasil tem apresentado cada vez mais progresso na produção de Serious Games, o que serviu para a escolha do gênero do jogo atender uma demanda educacional direcionada ao Ensino Fundamental; ocasionando na subsequente análise da Proposta Curricular da Disciplina de História e dos conceitos apresentados por estudiosos da educação, de modo a encontrar uma problemática a ser resolvida por meio do jogo digital. O resultado apresentado foi uma ideia de jogo que utiliza conceitos de Visual Novel, Adventure Game e Edutainment, onde o objetivo é viajar no tempo e obter informações acerca do fato histórico escolhido como tema do jogo, os eventos da Inconfidência Mineira. A proposta do jogo visa,além de educar, trabalhar o desenvolvimento da memória, defendido por diversos autores como elemento importante do desenvolvimento humano e da aprendizagem histórica, para que os educandos entrem no Ensino Médio com a capacidade de pensamento crítico e aptos a compreender a cultura e a sociedade, além de enfrentar os desafios no tempo presente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Informática - educação | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | |
dc.title | Jogos digitais e educação: proposta de jogo educativo como complemento do ensino de História do Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital games and education: proposal of educational game as a complement to teaching History of Brazil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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