Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/725
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSPIGOLON, Ana Lúciapt.br
dc.contributor.authorFREITAS, Wilson José de
dc.contributor.otherMIRANDA, Raquel Gianollapt.br
dc.contributor.otherSILVA, Sílvia Aparecida José ept.br
dc.date.accessioned2017-07-25T13:10:51Z
dc.date.available2017-07-25T13:10:51Z
dc.date.issued2017-06-28
dc.identifier.citationFREITAS, Wilson Jose de. Jogos digitais e educação: proposta de jogo educativo como complemento do ensino de História do Brasil, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/725
dc.description.abstractO presente texto apresenta uma proposta de jogo digital para ser usado como atividade complementar das aulas de História do Brasil. O objetivo foi pensar em um projeto de jogo que trabalhasse com a memória e incentivasse o desenvolvimento da aprendizagem histórica, observando aspectos de jogos com grande foco em leitura e linguagem visual, como as Visual Novels. O desenvolvimento do trabalho se deu pela revisão bibliográfica dos conceitos de jogo, do gênero Visual Novel e alguns exemplos de jogos de destaque dentro desse gênero; uma breve análise do mercado mostrou que o Brasil tem apresentado cada vez mais progresso na produção de Serious Games, o que serviu para a escolha do gênero do jogo atender uma demanda educacional direcionada ao Ensino Fundamental; ocasionando na subsequente análise da Proposta Curricular da Disciplina de História e dos conceitos apresentados por estudiosos da educação, de modo a encontrar uma problemática a ser resolvida por meio do jogo digital. O resultado apresentado foi uma ideia de jogo que utiliza conceitos de Visual Novel, Adventure Game e Edutainment, onde o objetivo é viajar no tempo e obter informações acerca do fato histórico escolhido como tema do jogo, os eventos da Inconfidência Mineira. A proposta do jogo visa,além de educar, trabalhar o desenvolvimento da memória, defendido por diversos autores como elemento importante do desenvolvimento humano e da aprendizagem histórica, para que os educandos entrem no Ensino Médio com a capacidade de pensamento crítico e aptos a compreender a cultura e a sociedade, além de enfrentar os desafios no tempo presente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Jogos Digitaispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectInformática - educaçãopt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicação
dc.titleJogos digitais e educação: proposta de jogo educativo como complemento do ensino de História do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeDigital games and education: proposal of educational game as a complement to teaching History of Brazilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20171S_FREITASWilsonJosede_OD0158.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.