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Title: Jogos digitais e educação: proposta de jogo educativo como complemento do ensino de História do Brasil
Other Titles: Digital games and education: proposal of educational game as a complement to teaching History of Brazil
Authors: FREITAS, Wilson José de
Advisor: SPIGOLON, Ana Lúcia
Other contributor: MIRANDA, Raquel Gianolla
SILVA, Sílvia Aparecida José e
type of document: Monografia
Keywords: Jogos eletrônicos;Informática - educação
Issue Date: 28-Jun-2017
Publisher: 004
Citation: FREITAS, Wilson Jose de. Jogos digitais e educação: proposta de jogo educativo como complemento do ensino de História do Brasil, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2017
Abstract: O presente texto apresenta uma proposta de jogo digital para ser usado como atividade complementar das aulas de História do Brasil. O objetivo foi pensar em um projeto de jogo que trabalhasse com a memória e incentivasse o desenvolvimento da aprendizagem histórica, observando aspectos de jogos com grande foco em leitura e linguagem visual, como as Visual Novels. O desenvolvimento do trabalho se deu pela revisão bibliográfica dos conceitos de jogo, do gênero Visual Novel e alguns exemplos de jogos de destaque dentro desse gênero; uma breve análise do mercado mostrou que o Brasil tem apresentado cada vez mais progresso na produção de Serious Games, o que serviu para a escolha do gênero do jogo atender uma demanda educacional direcionada ao Ensino Fundamental; ocasionando na subsequente análise da Proposta Curricular da Disciplina de História e dos conceitos apresentados por estudiosos da educação, de modo a encontrar uma problemática a ser resolvida por meio do jogo digital. O resultado apresentado foi uma ideia de jogo que utiliza conceitos de Visual Novel, Adventure Game e Edutainment, onde o objetivo é viajar no tempo e obter informações acerca do fato histórico escolhido como tema do jogo, os eventos da Inconfidência Mineira. A proposta do jogo visa,além de educar, trabalhar o desenvolvimento da memória, defendido por diversos autores como elemento importante do desenvolvimento humano e da aprendizagem histórica, para que os educandos entrem no Ensino Médio com a capacidade de pensamento crítico e aptos a compreender a cultura e a sociedade, além de enfrentar os desafios no tempo presente.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/725
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