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Título: Estudo das contribuições da gestão feminina para o clima organizacional de uma empresa garcense
Título(s) alternativo(s): Study of the contributions of female management to the organizational environment of a Garcense company
Autor(es): MIAN, Aila Ariele
AGUILLAR, Claudia Maria Bernava
SILVA, Deise Deolindo
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Ambiente organizacional;Liderança;Mulheres
Data do documento: 23-Dez-2021
Referência Bibliográfica: MIAN, Aila Ariele; AGUILLAR, Cláudia Maria Bernava; SILVA, Deise Deolindo. Estudo das contribuições da gestão feminina para o clima organizacional de uma empresa garcense. Revista Eletrônica e-F@tec, Garça, v.11, n.1, dez. 2021. Disponível em: https://pesquisafatec.com.br/ojs/index.php/efatec/article/view/247.
Série/Relatório no.: Revista Eletrônica e-F@tec, Garça, v.11, n.1, dez.2021;
Resumo: Desde 2014, o Brasil vivencia-se uma crise política e econômica, que resulta no aumento do desemprego no país. A busca pelo emprego nunca foi fácil, mas devido à crise, as dificuldades se agravaram, atingindo uma taxa de desemprego de 13,3% no segundo trimestre de 2020, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O desemprego é ainda mais complicado para as mulheres, que sofrem até hoje com a desigualdade de gênero. A taxa de desemprego feminina atinge 14,9% enquanto a masculina é de 12%. A atuação de mulheres em cargos diretivos representa apenas 38% de ocupação em 2018, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo responder a seguinte questão: De que forma as gestoras se destacam em períodos de crise política/econômica e contribuem para o clima organizacional de uma empresa localizada em Garça/SP? Essa pesquisa tem como finalidade investigar as contribuições da gestão feminina para o bom funcionamento de uma organização, verificar a relação entre a liderança feminina e o desenvolvimento da empresa e compreender as estratégias usadas pelas gestoras em períodos de crise política e econômica. Como metodologia adotou-se a pesquisa explicativa, pois julgou-se necessária a explicação dos fatores de forma detalhada, por meio de abordagem qualitativa e quantitativa dos dados. As principais estratégias usadas pelas mulheres líderes são: investimentos em estudos; uso da comunicação empresarial, marketing digital e a flexibilidade diante das situações organizacionais. Os resultados apontam que, neste período de crise, as mulheres em cargos diretivos vêm se destacando e as perspectivas para o futuro são de que elas representem metade dos cargos de liderança.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7073
ISSN: 2317-451X
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