Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7073
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMIAN, Aila Ariele-
dc.contributor.authorAGUILLAR, Claudia Maria Bernava-
dc.contributor.authorSILVA, Deise Deolindo-
dc.date.accessioned2022-03-09T14:29:07Z-
dc.date.available2022-03-09T14:29:07Z-
dc.date.issued2021-12-23-
dc.identifier.citationMIAN, Aila Ariele; AGUILLAR, Cláudia Maria Bernava; SILVA, Deise Deolindo. Estudo das contribuições da gestão feminina para o clima organizacional de uma empresa garcense. Revista Eletrônica e-F@tec, Garça, v.11, n.1, dez. 2021. Disponível em: https://pesquisafatec.com.br/ojs/index.php/efatec/article/view/247.pt_BR
dc.identifier.issn2317-451X-
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7073-
dc.description.abstractDesde 2014, o Brasil vivencia-se uma crise política e econômica, que resulta no aumento do desemprego no país. A busca pelo emprego nunca foi fácil, mas devido à crise, as dificuldades se agravaram, atingindo uma taxa de desemprego de 13,3% no segundo trimestre de 2020, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O desemprego é ainda mais complicado para as mulheres, que sofrem até hoje com a desigualdade de gênero. A taxa de desemprego feminina atinge 14,9% enquanto a masculina é de 12%. A atuação de mulheres em cargos diretivos representa apenas 38% de ocupação em 2018, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo responder a seguinte questão: De que forma as gestoras se destacam em períodos de crise política/econômica e contribuem para o clima organizacional de uma empresa localizada em Garça/SP? Essa pesquisa tem como finalidade investigar as contribuições da gestão feminina para o bom funcionamento de uma organização, verificar a relação entre a liderança feminina e o desenvolvimento da empresa e compreender as estratégias usadas pelas gestoras em períodos de crise política e econômica. Como metodologia adotou-se a pesquisa explicativa, pois julgou-se necessária a explicação dos fatores de forma detalhada, por meio de abordagem qualitativa e quantitativa dos dados. As principais estratégias usadas pelas mulheres líderes são: investimentos em estudos; uso da comunicação empresarial, marketing digital e a flexibilidade diante das situações organizacionais. Os resultados apontam que, neste período de crise, as mulheres em cargos diretivos vêm se destacando e as perspectivas para o futuro são de que elas representem metade dos cargos de liderança.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofseriesRevista Eletrônica e-F@tec, Garça, v.11, n.1, dez.2021;-
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEstudo das contribuições da gestão feminina para o clima organizacional de uma empresa garcensept_BR
dc.title.alternativeStudy of the contributions of female management to the organizational environment of a Garcense companypt_BR
dc.typeArtigo científico-
Appears in Collections:Artigos de Periódicos do CPS



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.