Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6095
Title: Análise das habilidades interpessoais desenvolvidas na atuação da secretária: a importância das habilidades interpessoais e como adquirir
Other Titles: Análisis de las habilidades interpersonales desarrolladas en el trabajo de secretaria: la importancia de las habilidades interpersonales y cómo adquirirlas
Authors: BRAZILINO, Bianca Lopes
SILVANO, Giovana Bolfi
ALMEIDA, Karoline Maria Rocha
GOMES, Maria Eduarda Claudino
Advisor: MESQUITA, Deividi Palma
Other contributor: MESQUITA, Deividi Palma
MARTINS, Flavia Maria Aquino
GRECCO, José Roberto
type of document: Monografia
Keywords: Liderança;Competência profissional;Comunicação na administração
Issue Date: Jun-2021
Publisher: 029
Citation: BRAZILINO, Bianca Lopes; SILVANO, Giovana Bolfi; ALMEIDA, Karoline Maria Rocha; GOMES, Maria Eduarda Claudino. Análise das habilidades interpessoais desenvolvidas na atuação da secretária. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Secretariado) - Etec Profa. Anna de Oliveira Ferraz, Araraquara, 2021.
Abstract: Esse trabalho tem como finalidade apresentar as habilidades interpessoais que são ampliadas dentro da atuação da secretária e, com isso, melhorar a comunicação nas relações empresariais. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é contribuir na aquisição dessas habilidades, ao refletir e apresentar formas de como o profissional pode aprimorar essas competências. Para atingir as propostas, utilizou-se uma pesquisa de campo e, a partir disso, foi realizada uma análise desses dados levantados. Com os estudos realizados alguns pontos devem ser destacados, tais como o trabalho em equipe, fundamental para o desenvolvimento das atividades exercidas, além disso, outro ponto a ser destacado é a comunicação eficiente, objetiva e clara entre esses profissionais, e a presença da responsabilidade e necessidade de liderança e de confiabilidade entre a equipe. Dessa forma, conclui-se que é necessário adquirir, desenvolver e aprimorar todas essas características para que o profissional esteja em constante evolução na área de atuação.
Este trabajo pretende presentar las habilidades interpersonales que se amplían dentro de la actuación de la secretaria y así mejorar la comunicación en las relaciones empresariales. Así, el objetivo de la investigación es contribuir a la adquisición de estas competencias, al reflexionar y presentar las formas en que el profesional puede potenciarlas. Para lograr las propuestas, se utilizó una investigación de campo y, con eso, se realizó un análisis de estos datos planteados. Con los estudios realizados cabe destacar algunos puntos, como el trabajo en equipo, fundamental para el desarrollo de las actividades realizadas, además, otro punto a destacar es la comunicación eficaz, objetiva y clara entre estos profesionales, y la presencia de la responsabilidad y necesidad de liderazgo y fiabilidad entre el equipo. Así, se concluye que es necesario adquirir, desarrollar y potenciar todas estas características para que el profesional esté en constante evolución en el ámbito del desempeño.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6095
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
secretariado_2021_1_giovanasilvano_analisedashabilidades.pdf
  Restricted Access
290.61 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.