Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5778
Title: Estudo sobre a proporção de investimento publicitário em meios de mídia
Other Titles: Study on the proportion of advertising investment in media outlets
Authors: CERRI, Andrey
Advisor: COLENCI NETO, Alfredo
Other contributor: DIAS, Andreza Silva
type of document: Artigo científico
Keywords: Investimentos;Faturamento;Publicidade;Marketing de mídias sociais
Issue Date: Dec-2020
Publisher: 269
Citation: CERRI, Andrey.. Estudo sobre a proporção de investimento publicitário em meios de mídia. 2021. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) – Fatec São Carlos, São Carlos, 2021.
Abstract: O presente trabalho apresenta um estudo sobre a proporção de investimento publicitário nos meios de mídia. O objetivo geral é investigar a proporção de investimento publicitário nos meios de mídia, e os objetivos específicos são: levantar o valor faturado de 2017 ao primeiro semestre de 2020, através do Conselho Executivo das Normas Padrão (CENP), por cada meio de mídia; e analisar a proporção de investimento das mídias digitais em relação às demais, em especial a televisão aberta. Para isso, o estudo fundamentou-se na técnica de pesquisa documental, os dados foram coletados através do sistema CENP-Meios, disponibilizados digitalmente. Foi desenvolvida a análise descritiva dos dados, com a separação do faturamento em três principais categorias de mídias por semestre, de 2017 a 2020, sendo criada a proporção do faturamento por mídia em cada período e plotados os gráficos de linha, de faturamento e de proporção de faturamento. Como principais resultados, identifica-se um crescente aumento da proporção de faturamento nos meios de comunicação da internet, enquanto a televisão aberta e os outros meios de comunicação somados apresentam uma redução.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5778
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.