Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5112
Título: | Marinabot: construção de um simulador de diálogo para assistência acadêmica |
Título(s) alternativo(s): | Marinabot: construção de um simulador de diálogo para assistência acadêmicaMarinabot: construction of a dialog simulator for academic assistance |
Autor(es): | CIPRIANO, Tiago Domingos PUGLIESI, Jaqueline Brigladori |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Aula chat;Inteligência artificial;Processamento de linguagem natural |
Data do documento: | Jul-2018 |
Editor: | 109 |
Referência Bibliográfica: | CIPRIANO, Tiago Domingos; PUGLIESI, Jaqueline Brigladori. Marinabot: construção de um simulador de diálogo para assistência acadêmica. Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão, Franca, v.1, n.2, p. 1-21, jul. /dez. 2018. Disponível em: https://revistaedufatec.fatecfranca.edu.br/wp-content/uploads/2019/03/Tiago-Domingos-Cipriano.pdfAcesso em: 22 maio 2021. |
Série/Relatório no.: | Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão;V.1, N.2 julho-dezembro/2018 |
Resumo: | São notáveis as evoluções atingidas pela inteligência artificial, assim como os
resultados apresentados pelas indústrias de tecnologia na forma de novos produtos
e serviços. E entre os produtos gerados encontram-se os chatterbot, um programa
que fornece interação por meio de linguagem natural. Este artigo tem como objetivo
descrever a construção de um robô de conversação (chatterbot), que opera como
um assistente acadêmico para apoiar alunos de uma faculdade na obtenção de
informações relacionadas às suas atividades dentro da instituição, exemplificando a
utilização de ferramentas, técnicas e recursos que internamente implementam PLN
(Processamento de Linguagem Natural). Para que fosse possível o entendimento
sobre como projetar tal solução, foram realizadas pesquisas em livros e artigos
científicos; teste com bibliotecas, serviços e ferramentas; cursos sobre chatterbot;
discussões técnicas com programadores, arquitetos de software e outros
profissionais de tecnologia.. A tecnologia de chatterbot demonstra-se capaz de ser
facilitador para o dia a dia dos alunos uma vez que permite o uso de linguagem
natural para acesso a informações. It is remarkable the evolution achieved by artificial intelligence, as well as the results shown by the technology industries in the form of new products and services. Among the generated products we have chatterbot, a program that provides interaction through natural language. This article aims to describe the construction of a chat robot (chatterbot), which operates as an academic assistant to support students of a college to obtain information related to activities inside the institution, exemplifying the use of tools, techniques and resources which internally implement PLN (Processing of Natural Language). In order to be possible the understanding of how to project such a solution, some research in books and scientific articles was done; library, service and tool tests were performed; chatterbot courses and technical discussions with programmers, software architects, and other technology professionals were done. The chatterbot technology demonstrates itself to be a daily facilitator for the students as it allows the use of natural language for access to information. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5112 |
ISSN: | 2595-5942 |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos do CPS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARINABOT - CONSTRUÇÃO DE UM SIMULADOR DE DIÁLOGO.pdf | 460.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.