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dc.contributor.authorCIPRIANO, Tiago Domingos-
dc.contributor.authorPUGLIESI, Jaqueline Brigladori-
dc.date.accessioned2021-05-22T18:30:03Z-
dc.date.available2021-05-22T18:30:03Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.citationCIPRIANO, Tiago Domingos; PUGLIESI, Jaqueline Brigladori. Marinabot: construção de um simulador de diálogo para assistência acadêmica. Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão, Franca, v.1, n.2, p. 1-21, jul. /dez. 2018. Disponível em: https://revistaedufatec.fatecfranca.edu.br/wp-content/uploads/2019/03/Tiago-Domingos-Cipriano.pdfAcesso em: 22 maio 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2595-5942-
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5112-
dc.description.abstractSão notáveis as evoluções atingidas pela inteligência artificial, assim como os resultados apresentados pelas indústrias de tecnologia na forma de novos produtos e serviços. E entre os produtos gerados encontram-se os chatterbot, um programa que fornece interação por meio de linguagem natural. Este artigo tem como objetivo descrever a construção de um robô de conversação (chatterbot), que opera como um assistente acadêmico para apoiar alunos de uma faculdade na obtenção de informações relacionadas às suas atividades dentro da instituição, exemplificando a utilização de ferramentas, técnicas e recursos que internamente implementam PLN (Processamento de Linguagem Natural). Para que fosse possível o entendimento sobre como projetar tal solução, foram realizadas pesquisas em livros e artigos científicos; teste com bibliotecas, serviços e ferramentas; cursos sobre chatterbot; discussões técnicas com programadores, arquitetos de software e outros profissionais de tecnologia.. A tecnologia de chatterbot demonstra-se capaz de ser facilitador para o dia a dia dos alunos uma vez que permite o uso de linguagem natural para acesso a informações.pt_BR
dc.description.abstractIt is remarkable the evolution achieved by artificial intelligence, as well as the results shown by the technology industries in the form of new products and services. Among the generated products we have chatterbot, a program that provides interaction through natural language. This article aims to describe the construction of a chat robot (chatterbot), which operates as an academic assistant to support students of a college to obtain information related to activities inside the institution, exemplifying the use of tools, techniques and resources which internally implement PLN (Processing of Natural Language). In order to be possible the understanding of how to project such a solution, some research in books and scientific articles was done; library, service and tool tests were performed; chatterbot courses and technical discussions with programmers, software architects, and other technology professionals were done. The chatterbot technology demonstrates itself to be a daily facilitator for the students as it allows the use of natural language for access to information.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher109pt_BR
dc.relation.ispartofseriesRevista EduFatec: educação, tecnologia e gestão;V.1, N.2 julho-dezembro/2018-
dc.subjectAula chatpt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectProcessamento de linguagem naturalpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleMarinabot: construção de um simulador de diálogo para assistência acadêmicapt_BR
dc.title.alternativeMarinabot: construção de um simulador de diálogo para assistência acadêmicaMarinabot: construction of a dialog simulator for academic assistancept_BR
dc.typeArtigo científico-
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