Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5112
Title: Marinabot: construção de um simulador de diálogo para assistência acadêmica
Other Titles: Marinabot: construção de um simulador de diálogo para assistência acadêmicaMarinabot: construction of a dialog simulator for academic assistance
Authors: CIPRIANO, Tiago Domingos
PUGLIESI, Jaqueline Brigladori
type of document: Artigo científico
Keywords: Aula chat;Inteligência artificial;Processamento de linguagem natural
Issue Date: Jul-2018
Publisher: 109
Citation: CIPRIANO, Tiago Domingos; PUGLIESI, Jaqueline Brigladori. Marinabot: construção de um simulador de diálogo para assistência acadêmica. Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão, Franca, v.1, n.2, p. 1-21, jul. /dez. 2018. Disponível em: https://revistaedufatec.fatecfranca.edu.br/wp-content/uploads/2019/03/Tiago-Domingos-Cipriano.pdfAcesso em: 22 maio 2021.
Series/Report no.: Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão;V.1, N.2 julho-dezembro/2018
Abstract: São notáveis as evoluções atingidas pela inteligência artificial, assim como os resultados apresentados pelas indústrias de tecnologia na forma de novos produtos e serviços. E entre os produtos gerados encontram-se os chatterbot, um programa que fornece interação por meio de linguagem natural. Este artigo tem como objetivo descrever a construção de um robô de conversação (chatterbot), que opera como um assistente acadêmico para apoiar alunos de uma faculdade na obtenção de informações relacionadas às suas atividades dentro da instituição, exemplificando a utilização de ferramentas, técnicas e recursos que internamente implementam PLN (Processamento de Linguagem Natural). Para que fosse possível o entendimento sobre como projetar tal solução, foram realizadas pesquisas em livros e artigos científicos; teste com bibliotecas, serviços e ferramentas; cursos sobre chatterbot; discussões técnicas com programadores, arquitetos de software e outros profissionais de tecnologia.. A tecnologia de chatterbot demonstra-se capaz de ser facilitador para o dia a dia dos alunos uma vez que permite o uso de linguagem natural para acesso a informações.
It is remarkable the evolution achieved by artificial intelligence, as well as the results shown by the technology industries in the form of new products and services. Among the generated products we have chatterbot, a program that provides interaction through natural language. This article aims to describe the construction of a chat robot (chatterbot), which operates as an academic assistant to support students of a college to obtain information related to activities inside the institution, exemplifying the use of tools, techniques and resources which internally implement PLN (Processing of Natural Language). In order to be possible the understanding of how to project such a solution, some research in books and scientific articles was done; library, service and tool tests were performed; chatterbot courses and technical discussions with programmers, software architects, and other technology professionals were done. The chatterbot technology demonstrates itself to be a daily facilitator for the students as it allows the use of natural language for access to information.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5112
ISSN: 2595-5942
Appears in Collections:Artigos de Periódicos do CPS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARINABOT - CONSTRUÇÃO DE UM SIMULADOR DE DIÁLOGO.pdf460.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.