Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39493
Título: Cancela manual para a portaria da Escola José Sant'Ana de Castro
Título(s) alternativo(s): Manual gate for the entrance of the School José Sant'Ana de Castro
Autor(es): COELHO, Alessandro Patrocínio
MARCIANO JÚNIOR, Charles Anderson
QUINTANILHA, Luís Henrique dos Reis
AUGURY, Ricardo Roberto
CÂNDIDO, Wellington Rodrigues
SENE, Welbert Júnior Malaquias
Orientador(es): VIANNA, Maria Leonor Reis
SANTOS, João Bosco Melo dos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Segurança;Mecânica
Data do documento: 2025
Editor: 077
Referência Bibliográfica: COELHO, Alessandro Patrocínio, MARCIANO JÚNIOR, Charles Anderson, QUINTANILHA, Luís Henrique dos Reis, AUGURY, Ricardo Roberto, CÃNDIDO, Wellington Rodrigues, SENE, Welbert Júnior Malaquias. Cancela manual para a portaria da escola José Sant'Ana de Castro, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico de Mecânica)-ETEC Prof. José Sant'Ana de Castro de Cruzeiro, Cruzeiro, 2025.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso se dedica a investigar a eficiência e as desvantagens do uso de porteiras operadas manualmente nos acessos de escolas, como um método de fiscalização de acesso e proteção. A investigação começa com a percepção de que, em diversas instituições educacionais, principalmente as públicas ou menores, o controle da entrada e saída de veículos e pessoas ainda é feito manualmente, o que pode prejudicar a rapidez, a proteção e a precisão do processo. Através da pesquisa em livros e artigos, análise de uma situação específica e conversas com funcionários e administradores escolares, foram descobertas as maiores dificuldades enfrentadas, como a necessidade da presença constante dos porteiros, a fragilidade a erros humanos e a ausência de integração com sistemas de vigilância atuais. A pesquisa também demonstra opções tecnológicas praticáveis e de baixo custo, além de propor ações recomendadas para melhorar a proteção, mesmo com poucos recursos. Finaliza-se que, apesar da porteira manual ainda ser comum em muitas escolas, existe uma premente necessidade de modernização para assegurar um ambiente escolar mais protegido e produtivo.
This final project investigates the efficiency and specifics of manually operated gates at school entrances as a method of access control and protection. The investigation begins with the realization that, in many educational institutions, especially public or smaller ones, the entry and exit of vehicles and people is still controlled manually, which can compromise the speed, protection, and accuracy of the process. Through research in books and articles, analysis of a specific situation, and conversations with school staff and administrators, the greatest challenges faced were uncovered, such as the need for constant presence of gatekeepers, vulnerability to human error, and the lack of integration with current surveillance systems. The research also demonstrates feasible and low-cost technological options and proposes recommended actions to improve protection, even with limited resources. The conclusion is that, although manual gates are still common in many schools, there is a pressing need for modernization to ensure a more secure and productive school environment.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39493
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cancela para portaria da escola José Sant'Ana de Castro (1).pdf
  Restricted Access
2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.