Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39493
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVIANNA, Maria Leonor Reis-
dc.contributor.advisorSANTOS, João Bosco Melo dos-
dc.contributor.authorCOELHO, Alessandro Patrocínio-
dc.contributor.authorMARCIANO JÚNIOR, Charles Anderson-
dc.contributor.authorQUINTANILHA, Luís Henrique dos Reis-
dc.contributor.authorAUGURY, Ricardo Roberto-
dc.contributor.authorCÂNDIDO, Wellington Rodrigues-
dc.contributor.authorSENE, Welbert Júnior Malaquias-
dc.date.accessioned2025-12-11T12:51:31Z-
dc.date.available2025-12-11T12:51:31Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCOELHO, Alessandro Patrocínio, MARCIANO JÚNIOR, Charles Anderson, QUINTANILHA, Luís Henrique dos Reis, AUGURY, Ricardo Roberto, CÃNDIDO, Wellington Rodrigues, SENE, Welbert Júnior Malaquias. Cancela manual para a portaria da escola José Sant'Ana de Castro, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico de Mecânica)-ETEC Prof. José Sant'Ana de Castro de Cruzeiro, Cruzeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39493-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso se dedica a investigar a eficiência e as desvantagens do uso de porteiras operadas manualmente nos acessos de escolas, como um método de fiscalização de acesso e proteção. A investigação começa com a percepção de que, em diversas instituições educacionais, principalmente as públicas ou menores, o controle da entrada e saída de veículos e pessoas ainda é feito manualmente, o que pode prejudicar a rapidez, a proteção e a precisão do processo. Através da pesquisa em livros e artigos, análise de uma situação específica e conversas com funcionários e administradores escolares, foram descobertas as maiores dificuldades enfrentadas, como a necessidade da presença constante dos porteiros, a fragilidade a erros humanos e a ausência de integração com sistemas de vigilância atuais. A pesquisa também demonstra opções tecnológicas praticáveis e de baixo custo, além de propor ações recomendadas para melhorar a proteção, mesmo com poucos recursos. Finaliza-se que, apesar da porteira manual ainda ser comum em muitas escolas, existe uma premente necessidade de modernização para assegurar um ambiente escolar mais protegido e produtivo.pt_BR
dc.description.abstractThis final project investigates the efficiency and specifics of manually operated gates at school entrances as a method of access control and protection. The investigation begins with the realization that, in many educational institutions, especially public or smaller ones, the entry and exit of vehicles and people is still controlled manually, which can compromise the speed, protection, and accuracy of the process. Through research in books and articles, analysis of a specific situation, and conversations with school staff and administrators, the greatest challenges faced were uncovered, such as the need for constant presence of gatekeepers, vulnerability to human error, and the lack of integration with current surveillance systems. The research also demonstrates feasible and low-cost technological options and proposes recommended actions to improve protection, even with limited resources. The conclusion is that, although manual gates are still common in many schools, there is a pressing need for modernization to ensure a more secure and productive school environment.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Mecânicapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher077pt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleCancela manual para a portaria da Escola José Sant'Ana de Castropt_BR
dc.title.alternativeManual gate for the entrance of the School José Sant'Ana de Castropt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.typeOutros...pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cancela para portaria da escola José Sant'Ana de Castro (1).pdf
  Restricted Access
2.36 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.