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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36644
Title: | Sistema de suspensão com regeneração de energia |
Other Titles: | Suspension system with energy regeneration |
Authors: | AZEVEDO, Maycon Silva GUARNIERI, Rafael BOCCATO, Vitor Lopes |
Advisor: | RIBOLLA, Adriano |
Other contributor: | DALBO, Fernando Garup GOMES, Cleber Willian FOSCHINI NETO, Nicolino |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Engenharia automotiva;Eletrônica (aplicações industriais);Suspensão mecânica;Veículos;Conversão de energia elétrica;Projeto automotivo;Energia;Eficiência energética |
Issue Date: | 29-Jun-2024 |
Publisher: | 160 |
Citation: | AZEVEDO, Maycon Silva; GUARNIERI, Rafael; BOCCATO, Vitor Lopes. Sistema de suspensão com regeneração de energia. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Eletrônica Automotiva) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2024. 71 f. il. |
Abstract: | RESUMO Este trabalho tem como objetivo pesquisar e desenvolver um sistema de regeneração de energia movido por meio da suspensão do veículo, dessa forma as irregularidades dos pavimentos são convertidas em energia, onde pode-se aumentar a eficiência diminuindo perda de energia, este sistema pode atuar desde veículos leves até pesados, o trabalho parte do conceito da Lei de Faraday que diz: Quando há a variação de campo magnético em um condutor, se induz uma corrente neste condutor. Baseado nisso foi seguida uma linha de pesquisa que usa um dínamo como gerador, ligado a um sistema de transmissão que converte o movimento linear da suspensão em um movimento angular acoplado ao gerador, desta forma o sistema de conversão é ligado a suspensão do veículo por cabos de aço deixando o longe da sujeira, diminuindo a frequência de manutenção e aumentado a vida útil, a energia gerada é retificada e tratada por um circuito, onde se obtiveram resultados positivos onde em um caso com em média de 130 rpms no dínamo foi conseguido 14,7 Volts, ou seja, tensão suficiente para se carregar uma bateria veicular. ABSTRACT This work aims to research and develop an energy regeneration system driven by the vehicle's suspension. In this way, the irregularities of the pavements are converted into energy, increasing efficiency and reducing energy loss. This system can operate from light to heavy vehicles. The work is based on the concept of Faraday's Law, which states: When there is a variation in the magnetic field in a conductor, a current is induced in this conductor. Based on this, a line of research was followed that uses a dynamo as a generator, connected to a transmission system that converts the linear movement of the suspension into an angular movement coupled to the generator. In this way, the conversion system is connected to the vehicle suspension by steel cables, keeping it away from dirt, reducing the frequency of maintenance, and increasing its lifespan. The generated energy is rectified and processed by a circuit, where positive results were obtained. In one case, with an average of 130 rpm in the dynamo, 14.7 volts were achieved, which is sufficient voltage to charge a vehicle battery. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36644 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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ELETRÔNICA - MAYCON RAFAEL E VITOR TCC - SISTEMA DE SUSPENSÃO COM REGENERAÇÃO DE ENERGIA (1).pdf | 19.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
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