Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36644
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRIBOLLA, Adriano-
dc.contributor.authorAZEVEDO, Maycon Silva-
dc.contributor.authorGUARNIERI, Rafael-
dc.contributor.authorBOCCATO, Vitor Lopes-
dc.contributor.otherDALBO, Fernando Garup-
dc.contributor.otherGOMES, Cleber Willian-
dc.contributor.otherFOSCHINI NETO, Nicolino-
dc.date.accessioned2025-10-13T19:08:05Z-
dc.date.available2025-10-13T19:08:05Z-
dc.date.issued2024-06-29-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Maycon Silva; GUARNIERI, Rafael; BOCCATO, Vitor Lopes. Sistema de suspensão com regeneração de energia. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Eletrônica Automotiva) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2024. 71 f. il.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36644-
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho tem como objetivo pesquisar e desenvolver um sistema de regeneração de energia movido por meio da suspensão do veículo, dessa forma as irregularidades dos pavimentos são convertidas em energia, onde pode-se aumentar a eficiência diminuindo perda de energia, este sistema pode atuar desde veículos leves até pesados, o trabalho parte do conceito da Lei de Faraday que diz: Quando há a variação de campo magnético em um condutor, se induz uma corrente neste condutor. Baseado nisso foi seguida uma linha de pesquisa que usa um dínamo como gerador, ligado a um sistema de transmissão que converte o movimento linear da suspensão em um movimento angular acoplado ao gerador, desta forma o sistema de conversão é ligado a suspensão do veículo por cabos de aço deixando o longe da sujeira, diminuindo a frequência de manutenção e aumentado a vida útil, a energia gerada é retificada e tratada por um circuito, onde se obtiveram resultados positivos onde em um caso com em média de 130 rpms no dínamo foi conseguido 14,7 Volts, ou seja, tensão suficiente para se carregar uma bateria veicular. ABSTRACT This work aims to research and develop an energy regeneration system driven by the vehicle's suspension. In this way, the irregularities of the pavements are converted into energy, increasing efficiency and reducing energy loss. This system can operate from light to heavy vehicles. The work is based on the concept of Faraday's Law, which states: When there is a variation in the magnetic field in a conductor, a current is induced in this conductor. Based on this, a line of research was followed that uses a dynamo as a generator, connected to a transmission system that converts the linear movement of the suspension into an angular movement coupled to the generator. In this way, the conversion system is connected to the vehicle suspension by steel cables, keeping it away from dirt, reducing the frequency of maintenance, and increasing its lifespan. The generated energy is rectified and processed by a circuit, where positive results were obtained. In one case, with an average of 130 rpm in the dynamo, 14.7 volts were achieved, which is sufficient voltage to charge a vehicle battery.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Eletrônica Automotivapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher160pt_BR
dc.subjectEngenharia automotivapt_BR
dc.subjectEletrônica (aplicações industriais)pt_BR
dc.subjectSuspensão mecânicapt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectConversão de energia elétricapt_BR
dc.subjectProjeto automotivopt_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleSistema de suspensão com regeneração de energiapt_BR
dc.title.alternativeSuspension system with energy regenerationpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.