Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35993
Título: Educação ambiental na formação de conhecimento para a produção sustentável de alimentos
Autor(es): TRINOS, Gerwin Hideo Lizuka
BONIFÁCIO, Ryan Oliveira Yano
Orientador(es): CASTRO, Elias Ribeiro de
REIS, Samira Daniele Gardziulis Maia
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Educação ambiental;Público infantil
Data do documento: 2024
Editor: 184
Referência Bibliográfica: TRINOS, Gerwin Hideo Lizuka; BONIFÁCIO, Ryan Oliveira Yano. Educação ambiental na formação de conhecimento para a produção sustentável de alimentos, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, 2024
Resumo: Este trabalho tem como temática a educação ambiental voltada para a formação de conhecimento sobre a produção sustentável de alimentos com foco específico no público infantil com idades entre 7 a 11 anos. O objetivo desta pesquisa é discutir as sugestões apresentadas na literatura, apresentando os seus principais conceitos, de modo a compreender como esses conteúdos contribuem na formação de indivíduos mais conscientes quanto a produção sustentável de alimentos, sobre as boas práticas de produção e de consumo de produtos orgânicos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa das informações dos materiais científicos sobre o tema, procurando relacionar a agricultura, e por extensão, o agronegócio, com a educação ambiental. A discussão levantou os objetivos mais relevantes do emprego de atividades na educação infantil, e reuniu um conjunto de propostas de oficinas a serem realizadas com este público. Certamente, a aplicação desse tipo de metodologia na educação tem o mérito de contribuir com o desenvolvimento de indivíduos conscientes de sua cidadania
This work focuses on environmental education aimed at developing knowledge about the sustainable production of food, specifically targeting children aged 7 to 11 years. The objective of this research is to discuss the suggestions presented in the literature, highlighting their main concepts in order to understand how these contents contribute to the formation of individuals who are more aware of sustainable food production, as well as good practices in the production and consumption of organic products. The research adopted a qualitative approach to the scientific materials on the subject, seeking to relate agriculture, and by extension agribusiness, with environmental education. The discussion raised the most relevant objectives for implementing activities in early childhood education and gathered a set of workshop proposals to be conducted with this audience. Certainly, the application of this type of methodology in education has the merit of contributing to the development of individuals aware of their citizenship.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35993
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
agronegocio_2024_2_gerwinhideoiizukatrinos_educacaoambientalnaformacaode.pdf
  Restricted Access
802.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.