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Título: Alimentação infantil e mídias sociais e televisivas
Título(s) alternativo(s): Child nutrition and social and television media
Autor(es): FREITAS, Ana Clara Souza
GARCIA, Bárbara Fernandes
Orientador(es): CLEMENTINO, Maria Daniela
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Hábitos alimentares;Mídias sociais;Televisão
Data do documento: 28-Jun-2022
Editor: 242
Referência Bibliográfica: FREITAS, A. C. S.; GARCIA, B. F. Alimentação infantil e mídias sociais e televisivas. 33 f. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico Nutrição e Dietética) - ETEC Dr. Celso Giglio, Osasco II, 2022.
Resumo: Introdução: O período de 6 a 10 anos é onde ocorre a transição da infância para o início da pré-adolescência. As mídias exercem forte poder de influência no estilo de vida das crianças, principalmente ao que se refere a alimentação, uma vez que grande parte das divulgações utilizam artifícios que chamam a atenção deste público, com personagens dos desenhos favoritos, ou então dão ênfase a alimentos que se dizem fontes de vitaminas e minerais, o que contribui com escolhas de produtos, na grande maioria, processados e ultra processados, apenas pela falsa sensação de estar obtendo um produto mais saudável. Objetivo: Analisar como as mídias sociais e televisivas influenciam os pais e/ou responsáveis na alimentação oferecida às crianças durante a infância. Métodos: Foi aplicado um questionário on-line com 18 perguntas divididas em 2 seções, a primeira caracterizava o perfil dos pais e/ou responsável e a segunda seção refere-se sobre os hábitos alimentares da criança e de seus familiares. Resultados: Percebe-se que a maior parte das famílias têm o hábito de realizar as refeições enquanto assistem televisão, além das crianças terem uma média de mais de 2 horas de tempo de tela por dia e consumirem diversos produtos ricos em carboidratos e gorduras, como chocolates, iogurtes e bolachas recheadas. Considerações finais: É notável a combinação das mídias com o momento das refeições e a presença desse conjunto no cotidiano do entrevistado, reforçando a importância do responsável no monitoramento do tempo de tela e incentivo para mudança de hábitos.
Introduction: The period from 6 to 10 years of age is the transition from childhood to early pre-adolescence. The media exerts a strong influence on children's lifestyles, especially regarding diet. Much of the advertising uses gimmicks to capture the attention of this audience, such as characters from favorite cartoons, or emphasizes foods claimed to be sources of vitamins and minerals. This leads to choices of products, the vast majority of which are processed and ultra-processed, simply under the false impression of obtaining a healthier product. Objective: To analyze how social and television media influence parents and/or guardians in the nutrition offered to children during childhood. Methods: An online questionnaire was administered with 18 questions divided into two sections: the first characterized the profile of the parents and/or guardian, and the second section addressed the eating habits of the child and their family members. Results: Most families tend to eat while watching television, and children spend an average of more than two hours of screen time per day and consume a variety of carbohydrate- and fat-rich products, such as chocolate, yogurt, and sandwich cookies. Final considerations: The combination of media and mealtimes and their presence in the interviewee's daily routine is notable, reinforcing the importance of parents monitoring screen time and encouraging habit changes.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35894
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