Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35894
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCLEMENTINO, Maria Daniela-
dc.contributor.authorFREITAS, Ana Clara Souza-
dc.contributor.authorGARCIA, Bárbara Fernandes-
dc.date.accessioned2025-09-16T21:39:07Z-
dc.date.available2025-09-16T21:39:07Z-
dc.date.issued2022-06-28-
dc.identifier.citationFREITAS, A. C. S.; GARCIA, B. F. Alimentação infantil e mídias sociais e televisivas. 33 f. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico Nutrição e Dietética) - ETEC Dr. Celso Giglio, Osasco II, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35894-
dc.description.abstractIntrodução: O período de 6 a 10 anos é onde ocorre a transição da infância para o início da pré-adolescência. As mídias exercem forte poder de influência no estilo de vida das crianças, principalmente ao que se refere a alimentação, uma vez que grande parte das divulgações utilizam artifícios que chamam a atenção deste público, com personagens dos desenhos favoritos, ou então dão ênfase a alimentos que se dizem fontes de vitaminas e minerais, o que contribui com escolhas de produtos, na grande maioria, processados e ultra processados, apenas pela falsa sensação de estar obtendo um produto mais saudável. Objetivo: Analisar como as mídias sociais e televisivas influenciam os pais e/ou responsáveis na alimentação oferecida às crianças durante a infância. Métodos: Foi aplicado um questionário on-line com 18 perguntas divididas em 2 seções, a primeira caracterizava o perfil dos pais e/ou responsável e a segunda seção refere-se sobre os hábitos alimentares da criança e de seus familiares. Resultados: Percebe-se que a maior parte das famílias têm o hábito de realizar as refeições enquanto assistem televisão, além das crianças terem uma média de mais de 2 horas de tempo de tela por dia e consumirem diversos produtos ricos em carboidratos e gorduras, como chocolates, iogurtes e bolachas recheadas. Considerações finais: É notável a combinação das mídias com o momento das refeições e a presença desse conjunto no cotidiano do entrevistado, reforçando a importância do responsável no monitoramento do tempo de tela e incentivo para mudança de hábitos.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: The period from 6 to 10 years of age is the transition from childhood to early pre-adolescence. The media exerts a strong influence on children's lifestyles, especially regarding diet. Much of the advertising uses gimmicks to capture the attention of this audience, such as characters from favorite cartoons, or emphasizes foods claimed to be sources of vitamins and minerals. This leads to choices of products, the vast majority of which are processed and ultra-processed, simply under the false impression of obtaining a healthier product. Objective: To analyze how social and television media influence parents and/or guardians in the nutrition offered to children during childhood. Methods: An online questionnaire was administered with 18 questions divided into two sections: the first characterized the profile of the parents and/or guardian, and the second section addressed the eating habits of the child and their family members. Results: Most families tend to eat while watching television, and children spend an average of more than two hours of screen time per day and consume a variety of carbohydrate- and fat-rich products, such as chocolate, yogurt, and sandwich cookies. Final considerations: The combination of media and mealtimes and their presence in the interviewee's daily routine is notable, reinforcing the importance of parents monitoring screen time and encouraging habit changes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Nutrição e Dietéticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher242pt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleAlimentação infantil e mídias sociais e televisivaspt_BR
dc.title.alternativeChild nutrition and social and television mediapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Infantil Mídias (1).pdf
  Restricted Access
600.67 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.