Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35464
Título: Estudo de caso: inteligência emocional na liderança: facilitando a adaptação em uma empresa de tecnologia em Santos-SP no ano de 2025
Autor(es): BARBOSA, Adriel Hagghy da Silva
BARBOSA, Talita Sara da Silva
SILVA, Vinícius Alexandre da
Orientador(es): SOUZA, Maria de Lourdes de Oliveira
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Liderança;Inteligência emocional;Gestão de negócios
Data do documento: 26-Jun-2025
Editor: 181
Referência Bibliográfica: BARBOSA, Adriel Hagghy da Silva; BARBOSA, Talita Sara da Silva; SILVA, Vinícius Alexandre da. Estudo de caso: inteligência emocional na liderança: facilitando a adaptação em uma empresa de tecnologia em Santos-SP no ano de 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC de Cubatão, Cubatão-SP, 2025.
Resumo: Este estudo analisa como a inteligência emocional (IE) pode facilitar a liderança adaptativa diante das resistências à mudança nas organizações. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, utilizou revisão bibliográfica e aplicação de questionários e entrevistas. Os resultados apontam que a IE contribui diretamente para reduzir medos e aumentar o engajamento, tornando o ambiente mais colaborativo. Conclui-se que integrar IE à liderança adaptativa melhora a capacidade de adaptação dos colaboradores.
This study analyzes how emotional intelligence (EI) can support adaptive leadership in overcoming resistance to change in organizations. The descriptive and exploratory research used bibliographic review, questionnaires, and interviews. Results show that EI reduces fear and increases engagement, fostering a more collaborative environment. It is concluded that integrating EI into adaptive leadership improves employees' adaptability.
This study analyzes how emotional intelligence (EI) can support adaptive leadership in overcoming resistance to change in organizations. The descriptive and exploratory research used bibliographic review, questionnaires, and interviews. Results show that EI reduces fear and increases engagement, fostering a more collaborative environment. It is concluded that integrating EI into adaptive leadership improves employees' adaptability.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35464
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adm_2025_1_barbosa_inteligenciaemocionalnalideranca.pdf264.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.