Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35464
Title: | Estudo de caso: inteligência emocional na liderança: facilitando a adaptação em uma empresa de tecnologia em Santos-SP no ano de 2025 |
Authors: | BARBOSA, Adriel Hagghy da Silva BARBOSA, Talita Sara da Silva SILVA, Vinícius Alexandre da |
Advisor: | SOUZA, Maria de Lourdes de Oliveira |
type of document: | Artigo Científico |
Keywords: | Liderança;Inteligência emocional;Gestão de negócios |
Issue Date: | 26-Jun-2025 |
Publisher: | 181 |
Citation: | BARBOSA, Adriel Hagghy da Silva; BARBOSA, Talita Sara da Silva; SILVA, Vinícius Alexandre da. Estudo de caso: inteligência emocional na liderança: facilitando a adaptação em uma empresa de tecnologia em Santos-SP no ano de 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC de Cubatão, Cubatão-SP, 2025. |
Abstract: | Este estudo analisa como a inteligência emocional (IE) pode facilitar a liderança adaptativa diante das resistências à mudança nas organizações. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, utilizou revisão bibliográfica e aplicação de questionários e entrevistas. Os resultados apontam que a IE contribui diretamente para reduzir medos e aumentar o engajamento, tornando o ambiente mais colaborativo. Conclui-se que integrar IE à liderança adaptativa melhora a capacidade de adaptação dos colaboradores. This study analyzes how emotional intelligence (EI) can support adaptive leadership in overcoming resistance to change in organizations. The descriptive and exploratory research used bibliographic review, questionnaires, and interviews. Results show that EI reduces fear and increases engagement, fostering a more collaborative environment. It is concluded that integrating EI into adaptive leadership improves employees' adaptability. This study analyzes how emotional intelligence (EI) can support adaptive leadership in overcoming resistance to change in organizations. The descriptive and exploratory research used bibliographic review, questionnaires, and interviews. Results show that EI reduces fear and increases engagement, fostering a more collaborative environment. It is concluded that integrating EI into adaptive leadership improves employees' adaptability. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35464 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
adm_2025_1_barbosa_inteligenciaemocionalnalideranca.pdf | 264.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.