Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35081
Title: Análise do impacto da inteligência artificial no crescimento das micro e pequenas empresas de Mogi Guaçu
Other Titles: Analysis of the impact of artificial intelligence on the growth of micro and small businesses in Mogi Guaçu
Authors: AVELINO, Beatriz de Oliveira
ANTUNES, Daiana de Cássia
CAMARGO, Diego Daniel de
BARROS, Maria Eduarda Moreira de
Advisor: SANTOS, Marcia Eliza de Godoi dos
type of document: Artigo Científico
Keywords: Inovação;Tecnologia;Inteligência artificial;Pequenas e médias empresas;Competitividade;TECNOLOGIAS DIGITAIS
Issue Date: 25-Jun-2025
Publisher: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Citation: AVELINO, Beatriz de Oliveira; ANTUNES, Daiana de Cássia; CAMARGO, Diego Daniel de; BARROS, Maria Eduarda Moreira de. Análise do impacto da inteligência artificial no crescimento das micro e pequenas empresas de Mogi Guaçu, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma a aplicação da Inteligência Artificial (IA) pode contribuir para o crescimento de micro e pequenas empresas no contexto regional de Mogi Guaçu. A importância do estudo se justifica pela necessidade de compreender como tecnologias inovadoras podem ser utilizadas para enfrentar os desafios operacionais e estratégicos enfrentados por pequenos negócios. Para isso, foram analisadas duas empresas locais de setores distintos: o Supermercado Irmãos Teixeira, no varejo, e a Clínica Odontológica Oliver, no setor de serviços de saúde. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa descritiva, com apoio de dados quantitativos obtidos por meio de questionário estruturado aplicado a colaboradores, gestores e proprietários. Os resultados demonstraram que o nível de conhecimento sobre IA influencia diretamente sua adoção prática, pois enquanto o supermercado apresentou uso mais estruturado da tecnologia e ganhos em eficiência, a clínica ainda enfrenta resistências e limitações técnicas. Nesse contexto a análise evidenciou que, apesar das diferenças setoriais, ambas reconhecem o potencial estratégico da IA, principalmente em áreas como atendimento ao cliente e gestão de processos, resultando assim em recomendações práticas que incluem capacitação de equipes, adoção de soluções simples, parcerias com instituições de apoio e estímulo à cultura de inovação. Conclui-se que a IA pode ser uma ferramenta relevante para promover competitividade, inovação e sustentabilidade nas pequenas empresas, contribuindo com o desenvolvimento econômico regional e com o fortalecimento de práticas alinhadas aos objetivos de inclusão e crescimento sustentável.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35081
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.