Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35081
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANTOS, Marcia Eliza de Godoi dos-
dc.contributor.authorAVELINO, Beatriz de Oliveira-
dc.contributor.authorANTUNES, Daiana de Cássia-
dc.contributor.authorCAMARGO, Diego Daniel de-
dc.contributor.authorBARROS, Maria Eduarda Moreira de-
dc.date.accessioned2025-08-21T21:00:52Z-
dc.date.available2025-08-21T21:00:52Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.identifier.citationAVELINO, Beatriz de Oliveira; ANTUNES, Daiana de Cássia; CAMARGO, Diego Daniel de; BARROS, Maria Eduarda Moreira de. Análise do impacto da inteligência artificial no crescimento das micro e pequenas empresas de Mogi Guaçu, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35081-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma a aplicação da Inteligência Artificial (IA) pode contribuir para o crescimento de micro e pequenas empresas no contexto regional de Mogi Guaçu. A importância do estudo se justifica pela necessidade de compreender como tecnologias inovadoras podem ser utilizadas para enfrentar os desafios operacionais e estratégicos enfrentados por pequenos negócios. Para isso, foram analisadas duas empresas locais de setores distintos: o Supermercado Irmãos Teixeira, no varejo, e a Clínica Odontológica Oliver, no setor de serviços de saúde. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa descritiva, com apoio de dados quantitativos obtidos por meio de questionário estruturado aplicado a colaboradores, gestores e proprietários. Os resultados demonstraram que o nível de conhecimento sobre IA influencia diretamente sua adoção prática, pois enquanto o supermercado apresentou uso mais estruturado da tecnologia e ganhos em eficiência, a clínica ainda enfrenta resistências e limitações técnicas. Nesse contexto a análise evidenciou que, apesar das diferenças setoriais, ambas reconhecem o potencial estratégico da IA, principalmente em áreas como atendimento ao cliente e gestão de processos, resultando assim em recomendações práticas que incluem capacitação de equipes, adoção de soluções simples, parcerias com instituições de apoio e estímulo à cultura de inovação. Conclui-se que a IA pode ser uma ferramenta relevante para promover competitividade, inovação e sustentabilidade nas pequenas empresas, contribuindo com o desenvolvimento econômico regional e com o fortalecimento de práticas alinhadas aos objetivos de inclusão e crescimento sustentável.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)pt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectTECNOLOGIAS DIGITAISpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAnálise do impacto da inteligência artificial no crescimento das micro e pequenas empresas de Mogi Guaçupt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the impact of artificial intelligence on the growth of micro and small businesses in Mogi Guaçupt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.publisherPolo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo)pt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.