Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34835
Título: | Inteligência artificial e a nova era do aprendizado acadêmico |
Título(s) alternativo(s): | Artificial intelligence and the new era of academic learning |
Autor(es): | SOUZA, João Pedro Oliveira de VIECHELE, Mateus Andrade BONIFÁCIO, Natália Siramizu |
Orientador(es): | WONRATH, Wilton Ruffato |
Outro(s) contribuidor(es): | PARIZOTTO, Lucas Serafim MARTINATI, Rafael Rodrigo |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Inteligência artificial;Ensino e aprendizagem;Ensino superior |
Data do documento: | 14-Jun-2025 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | SOUZA, João Pedro Oliveira de, VIECHELE, Mateus Andrade, BONIFÁCIO, Natália Siramizu. Inteligência artificial e a nova era do aprendizado acadêmico, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Ministro Ralph Biasi" Americana, Americana, 2025 |
Resumo: | A presença da Inteligência Artificial (IA) no ensino superior tem transformado
práticas tradicionais de ensino e pesquisa. Este trabalho analisa como ferramentas
como Groq, ChatGPT e Gemini estão sendo incorporadas ao meio acadêmico, promovendo novas formas de aprendizagem e produção científica. A pesquisa
discute também a precisão das informações geradas e a personalização do ensino, com base em revisão bibliográfica e análise comparativa. Os resultados indicam
que, quando utilizadas de forma crítica, as tecnologias de IA podem impulsionar
positivamente a educação universitária The presence of Artificial Intelligence (AI) in higher education has transformed traditional teaching and research practices. This paper analyzes how tools such as Groq, ChatGPT, and Gemini are being incorporated into academia, promoting new forms of learning and scientific production. The research also discusses the accuracy of the information generated and the personalization of teaching, based on a literature review and comparative analysis. The results indicate that, when used critically, AI technologies can positively boost higher education. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34835 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
20251S_João Pedro Oliveira de Souza_OD2618.pdf Restricted Access | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
TA - João Pedro Oliveira de Souza_compressed.pdf Restricted Access | 289.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
TA - Mateus Andrade Viechele_compressed.pdf Restricted Access | 278.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
TA - Natalia Siramizu Bonifacio_compressed.pdf Restricted Access | 279.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.