Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWONRATH, Wilton Ruffato-
dc.contributor.authorSOUZA, João Pedro Oliveira de-
dc.contributor.authorVIECHELE, Mateus Andrade-
dc.contributor.authorBONIFÁCIO, Natália Siramizu-
dc.contributor.otherPARIZOTTO, Lucas Serafim-
dc.contributor.otherMARTINATI, Rafael Rodrigo-
dc.date.accessioned2025-08-14T19:07:25Z-
dc.date.available2025-08-14T19:07:25Z-
dc.date.issued2025-06-14-
dc.identifier.citationSOUZA, João Pedro Oliveira de, VIECHELE, Mateus Andrade, BONIFÁCIO, Natália Siramizu. Inteligência artificial e a nova era do aprendizado acadêmico, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Ministro Ralph Biasi" Americana, Americana, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34835-
dc.description.abstractA presença da Inteligência Artificial (IA) no ensino superior tem transformado práticas tradicionais de ensino e pesquisa. Este trabalho analisa como ferramentas como Groq, ChatGPT e Gemini estão sendo incorporadas ao meio acadêmico, promovendo novas formas de aprendizagem e produção científica. A pesquisa discute também a precisão das informações geradas e a personalização do ensino, com base em revisão bibliográfica e análise comparativa. Os resultados indicam que, quando utilizadas de forma crítica, as tecnologias de IA podem impulsionar positivamente a educação universitáriapt_BR
dc.description.abstractThe presence of Artificial Intelligence (AI) in higher education has transformed traditional teaching and research practices. This paper analyzes how tools such as Groq, ChatGPT, and Gemini are being incorporated into academia, promoting new forms of learning and scientific production. The research also discusses the accuracy of the information generated and the personalization of teaching, based on a literature review and comparative analysis. The results indicate that, when used critically, AI technologies can positively boost higher education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleInteligência artificial e a nova era do aprendizado acadêmicopt_BR
dc.title.alternativeArtificial intelligence and the new era of academic learningpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20251S_João Pedro Oliveira de Souza_OD2618.pdf
  Restricted Access
1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TA - João Pedro Oliveira de Souza_compressed.pdf
  Restricted Access
289.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TA - Mateus Andrade Viechele_compressed.pdf
  Restricted Access
278.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TA - Natalia Siramizu Bonifacio_compressed.pdf
  Restricted Access
279.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.