Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34835
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | WONRATH, Wilton Ruffato | - |
dc.contributor.author | SOUZA, João Pedro Oliveira de | - |
dc.contributor.author | VIECHELE, Mateus Andrade | - |
dc.contributor.author | BONIFÁCIO, Natália Siramizu | - |
dc.contributor.other | PARIZOTTO, Lucas Serafim | - |
dc.contributor.other | MARTINATI, Rafael Rodrigo | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-14T19:07:25Z | - |
dc.date.available | 2025-08-14T19:07:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-14 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, João Pedro Oliveira de, VIECHELE, Mateus Andrade, BONIFÁCIO, Natália Siramizu. Inteligência artificial e a nova era do aprendizado acadêmico, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Ministro Ralph Biasi" Americana, Americana, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34835 | - |
dc.description.abstract | A presença da Inteligência Artificial (IA) no ensino superior tem transformado práticas tradicionais de ensino e pesquisa. Este trabalho analisa como ferramentas como Groq, ChatGPT e Gemini estão sendo incorporadas ao meio acadêmico, promovendo novas formas de aprendizagem e produção científica. A pesquisa discute também a precisão das informações geradas e a personalização do ensino, com base em revisão bibliográfica e análise comparativa. Os resultados indicam que, quando utilizadas de forma crítica, as tecnologias de IA podem impulsionar positivamente a educação universitária | pt_BR |
dc.description.abstract | The presence of Artificial Intelligence (AI) in higher education has transformed traditional teaching and research practices. This paper analyzes how tools such as Groq, ChatGPT, and Gemini are being incorporated into academia, promoting new forms of learning and scientific production. The research also discusses the accuracy of the information generated and the personalization of teaching, based on a literature review and comparative analysis. The results indicate that, when used critically, AI technologies can positively boost higher education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Inteligência artificial e a nova era do aprendizado acadêmico | pt_BR |
dc.title.alternative | Artificial intelligence and the new era of academic learning | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
20251S_João Pedro Oliveira de Souza_OD2618.pdf Restricted Access | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
TA - João Pedro Oliveira de Souza_compressed.pdf Restricted Access | 289.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
TA - Mateus Andrade Viechele_compressed.pdf Restricted Access | 278.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
TA - Natalia Siramizu Bonifacio_compressed.pdf Restricted Access | 279.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.