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Title: A gestão de relacionamento interpessoal em empresa de pequeno porte
Other Titles: Interpersonal relationship management in small businesses
Authors: SOUZA NETO, Danillo
SOUSA, Geovana Gonçalves Alves de
AROUCA, Giovanna
VIANA, Julia Monteiro
Advisor: JESUS, Diego Gonçalves de
type of document: Monografia
Keywords: Estratégia organizacional;Clientes - Fidelização;Gestão de negócios
Issue Date: 7-Dec-2024
Publisher: 153
Citation: SOUZA NETO, Danillo; SOUSA, Geovana Gonçalves Alves de; AROUCA, Giovanna; VIANA, Julia Monteiro. A gestão de relacionamento interpessoal em empresa de pequeno porte. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Técnico em Administração) - ETEC de Praia Grande, Praia Grande, 2024.
Abstract: Na sociedade contemporânea muitas empresas enfrentam dificuldades na hora de se destacar no mercado de trabalho pela falta de uma boa comunicação entre funcionários e clientes. Com base neste problema evidente é possível identificar a falha das relações no ambiente de trabalho causando assim grandes prejuízos. O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas de gestão de relacionamentos Inter e intrapessoais no contexto organizacional de empresas de pequeno porte com ênfase em como tais práticas impactam a satisfação e fidelização dos clientes. A pesquisa visa orientar e aprimorar as estratégias adotadas por essas organizações na construção e manutenção de relacionamentos duradouros com seus clientes, além de identificar os desafios envolvidos nesse processo. A partir de uma abordagem metodológica qualiquantitativa, constatou-se que trabalhadores e gestores dessas empresas enfrentam dificuldades relacionadas à motivação e produtividade, as quais influenciam diretamente na eficácia das práticas de relacionamento e, consequentemente, nos resultados organizacionais. O estudo ressalta a importância de um ambiente organizacional que favoreça o engajamento e a eficiência dos colaboradores.
Contemporary organizations often struggle to differentiate themselves in the market due to insufficient employee-customer communication. This study investigates interpersonal and intrapersonal relationship management within small-scale organizations, examining impacts on customer satisfaction and loyalty. By employing a mixed-methods approach, this research identifies key challenges impacting relationship effectiveness and organizational performance. Findings emphasize the crucial role of promoting collaborative engagement and efficiency in driving successful customer relationships.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Etec de Praia Grande (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza) como requisito para a obtenção do diploma de Técnico em Administração sob a orientação do Professor Diego Gonçalves de Jesus
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34778
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