Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34222
Title: O endomarketing para fortalecer a imagem corporativa
Other Titles: Internal marketing to strengthen the corporate image
Authors: RODRIGUES, Amanda Maria Silva
TOMAZ, João Lucas de Paula
COSTA, Maria Eduarda Macedo
FERREIRA, Yasmin de Araujo
Advisor: SILVA, Isabel Cristina Lima da
type of document: Artigo Científico
Keywords: Endomarketing;Imagem organizacional
Issue Date: Jun-2025
Publisher: 199
Citation: RODRIGUES, Amanda Maria Silva. TOMAZ, João Lucas de Paula. COSTA, Maria Eduarda Macedo. FERREIRA, Yasmin de Araujo. O endomarketing para fortalecer a imagem corporativa, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2025
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar como o endomarketing pode ser uma ferramenta eficaz no fortalecimento da imagem corporativa nas empresas. Através de uma abordagem bibliográfica e de uma pesquisa de campo realizada com colaboradores de uma empresa específica (Rossi), foi possível identificar a percepção dos funcionários em relação à comunicação interna, valorização profissional e ações voltadas ao bem-estar. O estudo demonstra que estratégias de endomarketing bem aplicadas promovem maior engajamento, satisfação e produtividade entre os colaboradores, contribuindo diretamente para a construção de uma imagem corporativa sólida e positiva. Os resultados demonstram que, mesmo com o avanço das práticas de endomarketing em diversas empresas, ainda é comum perceber que muitos colaboradores não se sentem valorizados, e que a comunicação interna, em muitos casos, não atinge a clareza e a empatia necessárias para fortalecer os vínculos e o engajamento no ambiente de trabalho.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34222
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adm_2025_1_c-n_amanda_endomarketing.pdf
  Restricted Access
422.31 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.