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Título: A gestão escolar e o gerenciamento do comportamento emocional dos colaboradores: um olhar para a educação técnica de nível médio
Título(s) alternativo(s): School management and the management of employees' emotional behavior: a look at secondary level technical education
Autor(es): SOUSA, Fernanda Hellen de
Orientador(es): KANAANE, Roberto
Outro(s) contribuidor(es): LIPP, Marilda Emmanuel Novaes
MACHADO, Michel Mott
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Ensino profissional e técnico;Qualidade de vida;Comportamento
Data do documento: 9-Abr-2025
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: SOUSA, Fernanda Hellen de. A gestão escolar e o gerenciamento do comportamento emocional dos colaboradores: um olhar para a educação técnica de nível médio. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar a influência do comportamento emocional dos colaboradores das unidades escolares pertencentes à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, respondendo ao problema da pesquisa: “O comportamento emocional de professores e funcionários administrativos, a partir de 2022, influenciou a rotina de trabalho e as práticas adotadas pela equipe gestora das unidades de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM)? Adotou-se, como objetivo geral, analisar as práticas adotadas pela equipe gestora, decorrentes da influência do comportamento emocional dos colaboradores da EPT, a partir de 2022, articulado com os objetivos específicos: caracterizar o perfil dos funcionários da equipe gestora da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM); verificar se o comportamento emocional dos colaboradores (professores e funcionários administrativos) tem influência nas atividades gerenciais da equipe gestora da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no respectivo ambiente de trabalho e; identificar as ações adotadas pela equipe gestora diante do comportamento emocional dos colaboradores (professores e servidores administrativos) atuantes na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a partir de 2022 e automatizar o instrumento de avaliação da qualidade de Vida WHOQOL-BREF. O estudo foi desenvolvido por meio de abordagem mista, ou seja, qualitativa e quantitativa, com casos múltiplos, valendo-se de métodos de coletas de dados como pesquisas bibliográficas, documentais e survey, com questionário online composto por questões abertas e fechadas. Os resultados indicaram influência do comportamento emocional dos colaboradores no desenvolvimento das atividades da equipe gestora, além de apontarem a necessidade de capacitação quanto à temática. O produto da pesquisa refere-se a um manual didático de treinamento e orientação dos membros da equipe gestora quanto aos conceitos de desenvolvimento humano, tipos de emoções, como as emoções influenciam o comportamento, desenvolvimento de planilha digital com o instrumento de avaliação da qualidade de vida da equipe gestora, baseada no teste Brazilian_WHOQOL-BREF da OMS, e estratégias e táticas de intervenção.
The present work aims to investigate the influence of the emotional behavior of employees of school units belonging to Secondary Level Technical Professional Education, responding to the research problem: “Did the emotional behavior of teachers and administrative staff, from 2022 onwards, influence the work routine and practices adopted by the management team of Secondary Level Technical Professional Education (EPTNM) units?The general objective was to analyze the practices adopted by the management team, resulting from the influence of the emotional behavior of EPT employees, from 2022 onwards, linked to the specific objectives: to characterize the profile of employees of the management team of Secondary Level Technical Professional Education (EPTNM);verify whether the emotional behavior of employees (teachers and administrative staff) influences the management activities of the management team of Secondary Level Technical Professional Education in the respective work environment and; identify the actions adopted by the management team in view of the emotional behavior of employees (teachers and administrative staff) working in Secondary Level Technical Professional Education, from 2022 onwards and automate the WHOQOL-BREF quality of life assessment instrument. The study was developed using a mixed approach, that is, qualitative and quantitative, with multiple cases, using data collection methods such as bibliographical and documentary research and surveys, with an online questionnaire consisting of open and closed questions. The results indicated the influence of employees' emotional behavior on the development of the management team's activities, in addition to pointing out the need for training on the subject. The research product refers to a didactic manual for training and guidance of the members of the management team regarding the concepts of human development, types of emotions, how emotions influence behavior, development of a digital spreadsheet with the instrument for assessing the quality of life of the management team, based on the WHO Brazilian_WHOQOL-BREF test, and intervention strategies and tactics.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33526
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