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Título: Verticalização na educação profissional e tecnológica: a experiência do programa de articulação da formação profissional média e superior – AMS oferecido pelo CEETEPS/IBM
Título(s) alternativo(s): Verticalization in professional and technological education: the experience of the program for articulating secondary and higher professional training – AMS offered by CEETEPS/IBM
Autor(es): OLIVEIRA, Hugo Ribeiro de
Orientador(es): AZEVEDO, Marilia Macorin de Azevedo
PETEROSSI, Helena Gemignani
Outro(s) contribuidor(es): SPEZIA, Carlos Humberto
RAMIREZ, Rodrigo Avella
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Ensino profissional e técnico
Data do documento: 31-Mar-2025
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Hugo Ribeiro de. Verticalização na educação profissional e tecnológica: a experiência do programa de articulação da formação profissional média e superior – AMS oferecido pelo CEETEPS/IBM. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar possíveis indicadores para avaliar um itinerário formativo verticalizado na Educação Profissional e Tecnológica – EPT, a partir da experiência do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), no desenvolvimento e implantação do Programa de Articulação da Formação Profissional Média e Superior – AMS. Também se têm a intenção de aprofundar a discussão sobre verticalização entre ensino médio e superior, a oferta de itinerários formativos verticalizados na EPT, assim como parceria empresa-escola. Tendo a experiência vivenciada como ponto de partida para a análise e teorização da ação, foi desenvolvida pesquisa qualitativa, por meio de procedimentos metodológicos como pesquisa bibliográfica, documental e de atos legais e normativos, assim como informações coletadas junto a atores envolvidos com a implantação do Programa AMS no CEETEPS. O estudo indicou que muitas variáveis interferem na continuidade dos estudos em um itinerário verticalizado e que esse é um processo individual. Dos 120 (cento e vinte) alunos ingressantes no Programa AMS em 2019, apenas 45 (quarenta e cinco) concluíram o Curso Superior de Tecnologia, no final de 2023, o que representa uma taxa de 37,5% (trinta e sete e meio por cento). Existem outros indicadores que apontam aspectos positivos como menor taxa de trancamento e evasão dos alunos que ingressam no Ensino Superior oriundos do Programa AMS, na comparação com os demais alunos. Os resultados do projeto piloto indicam que se trata de um modelo inovador, que está crescendo rapidamente e demandará estudos futuros.
This study aims to identify possible indicators to evaluate a verticalized training itinerary in Vocational Education and Training (VET), based on the experience of the Paula Souza State Center for Technological Education (CEETEPS) in the development and implementation of the Program for the Articulation of Secondary and Higher Professional Education (AMS). It also intends to deepen the discussion on verticalization between secondary and higher education, the provision of verticalized training itineraries in VET, as well as the company-school partnership. Having the experience as a starting point for the analysis and theorization of the action, a qualitative research was developed, through methodological procedures such as bibliographical, documentary and legal and normative research, as well as information collected from actors involved in the implementation of the AMS Program in CEETEPS. The study indicated that many variables interfere in the continuity of studies in a verticalized itinerary and that this is an individual process. Of the 120 (one hundred and twenty) students who entered the AMS Program in 2019, only 45 (forty-five) completed the Higher Education Technology Course by the end of 2023, which represents a rate of 37.5% (thirty-seven and a half percent). There are other indicators that point to positive aspects, such as a lower dropout rate among students who enter Higher Education from the AMS Program, compared to other students. The results of the pilot project indicate that this is an innovative model, which is growing rapidly and will require future studies.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33525
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